MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Design de embalagens é fator crucial para decisões de compra, aponta pesquisa

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

25 de set. de 2023

CATEGORIA

Branding

Dizem que o que os olhos não veem, o coração não sente. E no campo do Marketing, este velho ditado faz ainda mais sentido. Isso porque os brasileiros se mostram sempre dispostos a conhecer novas alternativas de produtos, e um estudo realizado pelo Google indica que 64% dos consumidores nacionais não são fiéis a marcas específicas.

Mas o que isso tem a ver com o velho ditado? De maneira simples, se os brasileiros estão dispostos a abraçar novas marcas e produtos, logo, empresas alternativas travam uma batalha por atenção. Neste cenário competitivo, marcas que conseguem atrair o olhar do consumidor costumam se destacar perante as demais.

Esse ponto faz ainda mais sentido sabendo que 74% das decisões de compra são tomadas na loja, de acordo com o instituto Point of Purchase Advertising. Com base nesse e outros dados sobre o assunto, o Alliance Center for Global Research and Development realizou um estudo sobre os fatores que impactam tais decisões, e chegou à conclusão que atenção visual e memória são os dois principais. O primeiro é alcançado pelo design e posicionamento na loja ou no e-commerce, enquanto o segundo se trata da imagem da marca e de um trabalho constante de brand awareness.

Para Renata Alcantara, fundadora do estúdio de design gráfico especializado em embalagens Nata Design, o design da embalagem é o primeiro e mais importante ponto de contato das pessoas com qualquer produto. Ela destaca que, seja no online ou no presencial, é o visual que vai fisgar a curiosidade do consumidor e fazê-lo querer - ou não querer - conhecer a marca, tudo em questão de segundos.

Nesse sentido, as embalagens cumprem uma função muito mais complexa do que a de um mero recipiente. O envoltório deve ser capaz de contar uma história em um só ato, informando ao consumidor do que se trata o produto, como a marca se posiciona, qual o objetivo daquele item, e deve ter o poder de torná-lo memorável. Segundo Renata, com o tempo, as pessoas vão reconhecendo a empresa pelo design e o olho sempre será direcionado para o que lhe é familiar.

Renata ressalta, também, que as estratégias que destacam os produtos, tanto nas lojas físicas quanto online, são sempre essenciais, mas o design é que fará com que esses posicionamentos realmente funcionem, de maneira complementar e integrada. Isso porque as pessoas frequentam canais presenciais e virtuais simultaneamente, e portanto, marcas precisam demonstrar consistência e qualidade em todos esses canais a todo momento.

Leia também: Heinz cria embalagem com duas tampas para evitar desperdício

Pipo - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Branding

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme