MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Design de embalagens é fator crucial para decisões de compra, aponta pesquisa

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

25 de set. de 2023

CATEGORIA

Branding

Dizem que o que os olhos não veem, o coração não sente. E no campo do Marketing, este velho ditado faz ainda mais sentido. Isso porque os brasileiros se mostram sempre dispostos a conhecer novas alternativas de produtos, e um estudo realizado pelo Google indica que 64% dos consumidores nacionais não são fiéis a marcas específicas.

Mas o que isso tem a ver com o velho ditado? De maneira simples, se os brasileiros estão dispostos a abraçar novas marcas e produtos, logo, empresas alternativas travam uma batalha por atenção. Neste cenário competitivo, marcas que conseguem atrair o olhar do consumidor costumam se destacar perante as demais.

Esse ponto faz ainda mais sentido sabendo que 74% das decisões de compra são tomadas na loja, de acordo com o instituto Point of Purchase Advertising. Com base nesse e outros dados sobre o assunto, o Alliance Center for Global Research and Development realizou um estudo sobre os fatores que impactam tais decisões, e chegou à conclusão que atenção visual e memória são os dois principais. O primeiro é alcançado pelo design e posicionamento na loja ou no e-commerce, enquanto o segundo se trata da imagem da marca e de um trabalho constante de brand awareness.

Para Renata Alcantara, fundadora do estúdio de design gráfico especializado em embalagens Nata Design, o design da embalagem é o primeiro e mais importante ponto de contato das pessoas com qualquer produto. Ela destaca que, seja no online ou no presencial, é o visual que vai fisgar a curiosidade do consumidor e fazê-lo querer - ou não querer - conhecer a marca, tudo em questão de segundos.

Nesse sentido, as embalagens cumprem uma função muito mais complexa do que a de um mero recipiente. O envoltório deve ser capaz de contar uma história em um só ato, informando ao consumidor do que se trata o produto, como a marca se posiciona, qual o objetivo daquele item, e deve ter o poder de torná-lo memorável. Segundo Renata, com o tempo, as pessoas vão reconhecendo a empresa pelo design e o olho sempre será direcionado para o que lhe é familiar.

Renata ressalta, também, que as estratégias que destacam os produtos, tanto nas lojas físicas quanto online, são sempre essenciais, mas o design é que fará com que esses posicionamentos realmente funcionem, de maneira complementar e integrada. Isso porque as pessoas frequentam canais presenciais e virtuais simultaneamente, e portanto, marcas precisam demonstrar consistência e qualidade em todos esses canais a todo momento.

Leia também: Heinz cria embalagem com duas tampas para evitar desperdício

Pipo - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Branding

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme