Dizem que o que os olhos não veem, o coração não sente. E no campo do Marketing, este velho ditado faz ainda mais sentido. Isso porque os brasileiros se mostram sempre dispostos a conhecer novas alternativas de produtos, e um estudo realizado pelo Google indica que 64% dos consumidores nacionais não são fiéis a marcas específicas.
Mas o que isso tem a ver com o velho ditado? De maneira simples, se os brasileiros estão dispostos a abraçar novas marcas e produtos, logo, empresas alternativas travam uma batalha por atenção. Neste cenário competitivo, marcas que conseguem atrair o olhar do consumidor costumam se destacar perante as demais.
Esse ponto faz ainda mais sentido sabendo que 74% das decisões de compra são tomadas na loja, de acordo com o instituto Point of Purchase Advertising. Com base nesse e outros dados sobre o assunto, o Alliance Center for Global Research and Development realizou um estudo sobre os fatores que impactam tais decisões, e chegou à conclusão que atenção visual e memória são os dois principais. O primeiro é alcançado pelo design e posicionamento na loja ou no e-commerce, enquanto o segundo se trata da imagem da marca e de um trabalho constante de brand awareness.
Para Renata Alcantara, fundadora do estúdio de design gráfico especializado em embalagens Nata Design, o design da embalagem é o primeiro e mais importante ponto de contato das pessoas com qualquer produto. Ela destaca que, seja no online ou no presencial, é o visual que vai fisgar a curiosidade do consumidor e fazê-lo querer - ou não querer - conhecer a marca, tudo em questão de segundos.
Nesse sentido, as embalagens cumprem uma função muito mais complexa do que a de um mero recipiente. O envoltório deve ser capaz de contar uma história em um só ato, informando ao consumidor do que se trata o produto, como a marca se posiciona, qual o objetivo daquele item, e deve ter o poder de torná-lo memorável. Segundo Renata, com o tempo, as pessoas vão reconhecendo a empresa pelo design e o olho sempre será direcionado para o que lhe é familiar.
Renata ressalta, também, que as estratégias que destacam os produtos, tanto nas lojas físicas quanto online, são sempre essenciais, mas o design é que fará com que esses posicionamentos realmente funcionem, de maneira complementar e integrada. Isso porque as pessoas frequentam canais presenciais e virtuais simultaneamente, e portanto, marcas precisam demonstrar consistência e qualidade em todos esses canais a todo momento.
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