MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

De empacotador a CMO: Daniel Milagres mostra como crescer no varejo e vencer grandes crises

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

30 de abr. de 2025

CATEGORIA

Reportagens

Daniel Milagres
Daniel Milagres
Daniel Milagres

Muitos profissionais em início de carreira não imaginam quão longe podem chegar, achando utópico o sonho de se tornar patrão. Independente da área de atuação, é preciso saber aproveitar as oportunidades e se empenhar para fazer dar certo aquilo que lhe foi proposto. Foi o caso de Daniel Milagres, que iniciou sua trajetória profissional aos 17 anos no Grupo Pão de Açúcar, trabalhando no chão de loja como empacotador. A vivência direta com o consumidor, os processos e a operação o conectaram profundamente com a dinâmica do varejo.

Crescendo aos poucos, dentro da rede, ele aprendeu muito sobre o setor. "Começar tão jovem no varejo me deu uma perspectiva valiosa. Tudo passa pela ponta — entender o cliente, observar o time e saber ouvir são fundamentos que levo até hoje", contou o executivo.

Depois de anos construindo uma carreira sólida, Daniel decidiu buscar novos horizontes. "Quis sair da zona de conforto e entender outras lógicas, testar minha capacidade de adaptação e ampliar minha visão de negócio", conta.

Quer ouvir mais sobre como ele aplica essa visão no dia a dia? Inscreva-se agora no CMO Summit e acompanhe essa troca de perto.

Crises, fusões e reinvenção: os desafios que moldam um líder

Do varejo, ele foi para o serviço atuando da Dotz, aprendendo um outro olhar sobre o varejo. A virada veio com a entrada na LATAM Airlines, no período da fusão com a LAN. Além do novo setor e das demandas estratégicas, havia uma barreira prática: o idioma. “Estudava espanhol duas horas por dia, todos os dias, até me sentir seguro para falar em reuniões e liderar com confiança. Mudei de país e foi um período de muitas novidades. A carreira tranquila te leva a lugares confortáveis e eu sentia que para alcançar novos lugares precisava encarar o risco”, lembra.

Em seguida, na BRF, Daniel viveu um dos períodos mais sensíveis da companhia: a crise da operação Carne Fraca, que abalou a reputação da marca. "Foi um momento desafiador, mas também muito formativo. Aprendi como a transparência e a agilidade na comunicação são fundamentais para proteger o valor de uma marca", afirmou.

O desafio seguinte foi no Carrefour, em um momento em que a empresa enfrentava constantes polêmicas e pressões sociais. “Foi, sem dúvida, o cargo mais exigente emocional e estrategicamente. Ali aprendi que o Marketing precisa ser escudo e motor da empresa — defender sua imagem e, ao mesmo tempo, pavimentar seu futuro”.

Quando questionado se a reputação é a maior dor de um CMO, Daniel foi categórico. “É a principal razão que faz um CMO repensar suas estratégias, porque quando a imagem da marca é bem consolidada, dificilmente uma crise a arranha tanto. Por outro lado, vivemos uma época onde o digital faz viralizar de maneira negativa qualquer falha. É um campo sensível em que todas as outras áreas, além do Marketing, precisam tomar cuidado”, pontuou.

HNT: criatividade, verdade e proximidade como ingredientes principais
No Hortifruti Natural da Terra, Daniel vive agora um momento diferente da carreira: o de consolidar uma marca querida, sem grandes crises reputacionais, mas com espaço para resgatar sua irreverência. “A marca tem um capital emocional muito forte. O desafio aqui é voltar a usar o humor e a sagacidade que marcaram nossa comunicação no passado, mas de forma atualizada e com consistência”, explica.

Segundo ele, o uso de Inteligência Artificial ainda é mínimo no time de Marketing. “A IA pode ser útil, mas nosso tipo de criação exige algo muito humano, próximo do cotidiano e com um olhar original. Não descartamos, mas ainda não é protagonista por aqui”, diz.

Outro pilar importante da estratégia são os influenciadores locais. “Trabalhamos com vozes que estão próximas das lojas, que falam com naturalidade e verdade. Isso gera identificação real e reforça nosso vínculo com as comunidades. É preciso se adaptar aos novos tempos, sem perder a essência”, completa.

O papel do CMO em um mundo mais conectado ao CFO
Daniel será um dos palestrantes do CMO Summit 2025 e levará ao palco uma discussão cada vez mais presente nas organizações: a ascensão dos CFOs nas decisões de Marketing. “A lógica dos números invadiu o Marketing, e isso é positivo — desde que não engesse. O desafio é encontrar um equilíbrio entre métricas e ousadia, entre curto prazo e construção de marca”, antecipa o executivo.

Para ele, a integração entre as áreas é inevitável, mas exige maturidade dos líderes. “O diálogo entre CMO e CFO precisa ser de construção. Quando isso acontece, conseguimos investir com inteligência, provar valor e conquistar espaço”, afirma.

Daniel está otimista com o evento. “O CMO Summit é um momento importante para quem quer trocar experiências reais, olhar para o futuro e pensar como podemos, juntos, elevar o papel do Marketing dentro das organizações”, concluiu.

Esteja com Daniel Milagres e outros líderes de Marketing no CMO Summit. Inscreva-se já!

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme