MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Da xícara ao digital: como a Geração Z reinventa o consumo de café

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

9 de out. de 2025

CATEGORIA

Artigos

Da xícara ao digital: como a Geração Z reinventa o consumo de café
Da xícara ao digital: como a Geração Z reinventa o consumo de café
Da xícara ao digital: como a Geração Z reinventa o consumo de café

No Brasil, o café vive um momento de renovação. Se, por décadas, foi sinônimo de tradição e afeto, hoje também simboliza estilo de vida, bem-estar e socialização. No centro dessa transformação está a Geração Z, jovens nascidos entre 1997 e 2010, que remodelam hábitos de consumo em praticamente todos os setores. Mais conectados e em busca de experiências genuínas, estão redefinindo a forma de consumir café: menos hábitos mecânicos, mais ritual de pausa e conexão.

De acordo com pesquisa da Mintel, 74% dos jovens entre 16 e 24 anos consideram cafeterias, lanchonetes e docerias bons locais para se reunir e estudar ou trabalhar em grupo, reforçando o papel do café como um catalisador de encontros e conexões. Essa geração busca inserir pequenos rituais de prazer na correria cotidiana, transformando o café em um elo entre autocuidado e socialização.

Mais que conveniência, o café em cápsulas se torna um momento de pausa e conexão, seja ao redor de uma mesa em casa ou no escritório. Essa dualidade faz com que dialogue de forma única com a vida da Geração Z, que alterna intensamente entre o digital e o presencial, o individual e o coletivo.

Para o mercado, o desafio está em compreender que não se trata apenas de vender café, mas de oferecer experiências que façam sentido. Três fatores se destacam como alavancas estratégicas: praticidade com qualidade - formatos que acompanham rotinas intensas, sem abrir mão de aroma e sabor; conexão social - produtos que se transformam em pontos de encontro, dentro e fora de casa; autenticidade - a capacidade de traduzir tradição em linguagem contemporânea, mantendo relevância cultural.

A tendência é evidente: a Geração Z continuará ampliando seu protagonismo no consumo, e o café seguirá como um dos principais símbolos de convivência e significado no Brasil, que em 2024 registrou um consumo estimado superior a 1,3 milhão de toneladas, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). Negócios que conseguirem equilibrar tradição e inovação estarão mais bem posicionados para conquistar não apenas a xícara, mas também a memória afetiva dessa geração.

COMPARTILHAR ESSE POST

Flavia Molina, CMO da Camil Alimentos

Flavia Molina

CMO da Camil Alimentos

CMO da Camil Alimentos

AUTOR

Flavia Molina, CMO da Camil Alimentos

Flavia Molina

CMO da Camil Alimentos

CMO da Camil Alimentos

AUTOR

Flavia Molina, CMO da Camil Alimentos

Flavia Molina

CMO da Camil Alimentos

CMO da Camil Alimentos

AUTOR

Flavia Molina, CMO da Camil Alimentos

Flavia Molina

CMO da Camil Alimentos

CMO da Camil Alimentos

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme