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Criatividade marca a produção de campanhas inéditas para o Dia dos Pais

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Tempo de Leitura 6 min

DATA

11 de ago. de 2023

CATEGORIA

Criatividade

Durante a primeira semana de agosto, a venda de produtos dos setores de vestuário e acessórios, saúde, beleza e esportes aumentou significativamente. Dados de um relatório divulgado pela Criteo apontam que o motivo para o crescimento é a chegada do Dia dos Pais, que será celebrado no próximo domingo (13).Às vésperas da data, que neste ano, deve movimentar quase R$ 27 bilhões no comércio, o varejo nacional mantêm a todo vapor as campanhas, ações e estratégias desenhadas para conquistar a atenção dos 110,5 milhões de consumidores (CNDL/SPC Brasil) que já foram ou ainda devem ir às compras motivados pela celebração.

Correndo contra o tempo, os consumidores que deixaram as compras para as últimas horas provavelmente irão esbarrar nas tradicionais campanhas “compre e ganhe”, e em ações que promovem descontos e ativações atrativas.

Conheça as ações de algumas das principais marcas do país na reta final para a chegada do Dia dos Pais:

Magalu

A Magalu aposta em uma campanha que aposta na força da música e do vídeo para conquistar os consumidores. A empresa lançou filmes que retratam, com humor e emoção, situações inusitadas que os pais passam com seus filhos.

Estrategicamente, a companhia pretende potencializar as vendas de diferentes categorias, como ferramentas, eletrônicos, games e cuidados pessoais, além de telefonia. Por isso, nos filmes, as crianças, com ingenuidade, destroem alguns desses itens dos pais.

A ideia para a campanha surgiu após a análise do tema nas redes sociais. A empresa percebeu que havia um grande volume de conversas de pais contando as "artes" que seus filhos aprontam e confirmou isso com os dados obtidos pela plataforma Splinkr. No último ano, foram mais de 40 000 menções a acontecimentos em que crianças quebram objetos valiosos para os pais.

Para embalar a campanha, o pagode "Eu menti", popularmente conhecido como "Aí vem o despespero", do Razão Brasileira, foi a trilha sonora escolhida para dar tom ao filme principal da campanha e gerar a carga emocional do projeto.

A campanha, produzida pela agência de publicidade Ogilvy, está sendo veiculada na televisão e nas principais redes sociais do Magalu - Youtube, TikTok, Facebook, Twitter e Instagram.

Segundo Bernardo Leão, diretor de marketing da Magalu, o objetivo da ação é levar aos consumidores o sortimento de produtos do marketplace da empresa e, consequentemente, sugestões de presente para a data, além de conectar as pessoas à marca através da mensagem da campanha.

Ponto

Em julho, a Ponto lançou a campanha "Descontão para você ser o filho preferido". Até o domingo dos pais, a empresa oferecerá uma variedade especial de produtos com descontos e opções de parcelamento em até 30 vezes sem juros no cartão Ponto.

A empresa estendeu as ofertas, cupons de desconto e condições exclusivas de pagamento tanto para as lojas físicas, quanto para o site oficial e o aplicativo. Além disso, a campanha inclui ativações de CRM, mensagens enviadas por vendedores online, spots em rádio, merchans, mídia regionalizada, exposição no site e no app, material de ponto de venda e posts em rede social.

Sobre a campanha, a Chief Experience Marketing Officer da Via, dona rede Ponto, Vivian Zwir, destaca que o objetivo da marca é reafirmar o compromisso de oferecer a melhor variedade de produtos, com descontos e condições de pagamento que façam sentido para o cliente.

Britânia

A campanha “Inspirando Conexões Verdadeiras", da Britânia, aposta na conexão entre pais e filhos para inspirar o público. A ação, que conta com a parceria de influenciadores nas redes sociais, tem por objetivo ressaltar a importância da figura paterna e da construção do relacionamento entre pais e filhos.

No Instagram, o chef de cozinha Thomas Troisgros, um dos influencers participantes, irá contar uma história de inspiração e conexão que viveu com o seu pai, além de apresentar dicas e receitas de pratos utilizando os produtos da marca.

A mensagem passada pelo influencer se conecta à visão da marca, que acredita estar presente na construção do vínculo entre pais e filhos em vários momentos do dia, desde sessões na cozinha até a hora de assistir TV.

Além das ações no Instagram, a marca esta utilizando o e-commerce próprio para promover promoções em produtos de cuidados pessoais, cafeteiras, chopeira, caixas de som e de ferramentas, e está promovendo ações “compre e ganhe” em pontos de venda espalhados por todo o país.

Comentando a campanha, a gerente de Marketing da Britânia, Emanuelle Henche, ressaltou que a Britânia possui o laço familiar em seu DNA, já que a condução da empresa foi pautada pelo âmbito familiar, passada de avô para neto, e por isso, a ação busca valorizar a união das famílias e a proximidade aos pais brasileiros.

Galinha Pintadinha

Para reforçar a importância da presença dos pais na vida dos filhos, a Galinha Pintadinha preparou uma campanha exclusiva para o Dia dos Pais, e colocou em ação uma semana de conteúdos especiais nas redes sociais, que abordam temas como paternidade ativa e outras formas de dizer “pai”.

Nesta sexta (11), a personagem Popó lançará um filtro no Instagram para incentivar os pais a registrarem momentos ao lado dos pequenos. Já no sábado (12), a marca irá divulgar um material para contar a história por trás da produção do videoclipe Para o Papai, que conta com mais de 280 milhões de views no YouTube.

Segundo Marcos Luporini, Co-Criador da Galinha Pintadinha, as ações da marca têm o intuito de surpreender e aproximar o público dos personagens, transmitindo lições importantes ligadas ao conceito de família. Por isso, o laço especial entre pais e filhos ganha espaço para celebrar a data.

Carrefour

Apostando em um modelo diferente de “compre e ganhe”, o Grupo Carrefour Brasil, lançou a campanha Yellow Week – Dia de Todos os Pais. A ação oferece uma rede exclusiva de experiências para os clientes que realizarem compras através do e-commerce do Grupo – que inclui as marcas Carrefour, Bom Preço, Nacional e Todo Dia –, no período de 31 de julho a 13 de agosto.

Durante a Yellow Week, os participantes ganharão uma experiência a cada R$ 300,00 em compras no e-commerce na categoria mercado para presentear seus pais. Além disso, aqueles que atingirem o valor de R$ 2 mil em compras exclusivamente na categoria Shopping Carrefour terão direito a R$ 300,00 para o resgate de prêmios.

Entre as opções disponíveis de premiação, destacam-se cursos de churrasco, barista, design de barba, aulas de crossfit e lutas marciais, sessões de massagem, ingressos para cinema, assinatura de streamings de filmes e séries e muito mais.

Segundo Alexandre Gyurkovits, Diretor Sênior de Merchant Services & E-Food do Grupo Carrefour Brasil, a ação dialoga com o compromisso do Carrefour para promover ações que tragam benefícios relevantes para o consumidor, oferecendo uma experiência completa de sortimento, qualidade e preços acessíveis a todos.

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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