Enquanto os esforços de combate ao etarismo crescem no país, empresas ainda precisam melhorar o dever de casa no que diz respeito ao diálogo com o público sénior. Neste panorama, uma das principais frentes para melhorias é o Marketing de Influência, utilizado de forma quase exclusiva em ações e campanhas publicitárias voltadas aos jovens.
Aprofundando o contexto, influencers 45+ raramente são vistos em campanhas de Marketing. Pensando nisso, o Silver Makers idealizou a pesquisa “Diversidade Conectada”, que mapeou características estratégicas de 895 influenciadores nesta faixa etária. Dados do estudo apontam que quase metade deles (436) possuem mais de dois mil seguidores em pelo menos uma plataforma.
A análise da faixa etária mostrou um público que varia entre 45 e 75 anos: 75,65% têm entre 45 e 54 anos (205 influenciadores); 21,03% têm entre 55 e 64 anos (57 influenciadores); e 3,32%, acima de 65 anos (nove influenciadores). Sobre o sexo biológico, 71,59% dos entrevistados são mulheres (194 influenciadoras) e 28,41% são homens.
Os dados mostram uma concentração significativa de perfis na região Sudeste: 177 influenciadores e 65,31%; seguida pelo Nordeste (52 influenciadores, 19,19% da amostra), Centro-Oeste (17 influenciadores, 6,27% da amostra), Sul (16 influenciadores e 5,90% da amostra) e Norte (sete influenciadores, 0,74% da amostra).
Quanto à presença digital dos influenciadores, a plataforma mais popular é o Instagram, com 271 influenciadores ativos. Em seguida, constam Facebook (62 influenciadores), TikTok (51 influenciadores) e YouTube (45 influenciadores).
Entre os temas, há um destaque para a pauta comportamento (26,57%). Cultura (13,28%), Ativismo (10,70%), Moda (9,59%) e Saúde & Bem-estar (7,38%) aparecem em seguida. Os demais temas são estilo de vida; beleza e maquiagem; empreendedorismo; carreira/negócios, profissional; viagem e turismo; e outros.
Segundo Cléa Klouri, uma das coordenadoras da pesquisa Diversidade Conectada 45+, os dados obtidos traçam um panorama da diversidade madura no Brasil, representada por influenciadores que têm entre 45 e 75 anos. Ela destaca a importância de olhar para um número significativo de perfis ativos nas redes sociais e enxergar que há uma alta demanda de socialização de um grupo que representa a população que mais cresce no país.
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