MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Credibilidade é o principal gatilho de escolha para portais de notícias

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

3 de mai. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Credibilidade é o principal motivador para a escolha de um site de notícias e um critério relevante para 53% dos respondentes de uma pesquisa divulgada pela Teads em parceria com a CNN Brasil. Utilizando a metodologia Brand Impact, da Nielsen, a dupla descobriu que a qualidade do texto e das informações encontradas nos portais de notícias também são fatores relevantes, citados por 39% dos entrevistados.

Esta dualidade de preferências parece seguir padrões específicos: enquanto a credibilidade do portal é mais comumente prezada entre públicos mais maduros, a qualidade do texto é um critério mais importante para o público jovem.

Analisando outros dados do estudo, Monika de Faria Lima Cerqueira, CO-MD da Teads no Brasil, aponta para nuances geracionais no relacionamento com publicidade digital e um evidente ressentimento, comum a todos os grupos, em relação a anúncios invasivos, definidos pelos respondentes como desrespeitosos e prejudiciais à leitura do conteúdo.  Percepções sobre a publicidade

Ambos os grupos, no entanto, concordam que alguns formatos publicitários são irritantes e podem inibir a estada prolongada em um portal. Neste recorte, os pop-ups aparecem como vilões, despertando reações negativas por sua essência impositiva, que não raro, interrompe o fluxo da leitura.

De maneira geral, os anúncios intrusivos despertam impaciência e tendem a ser rejeitados pelos leitores. Por outro lado, a contextualização diminui a sensação de interrupção e sugere o cuidado do portal na exibição de anúncios.

Outro cenário identificado durante a pesquisa é a tendência de variação das reações quanto a presença de peças publicitárias nestes portais, encarada de maneira diferente por diferentes gerações.

Mais habituados à presença de publicidade em ambientes digitais, leitores na faixa dos 16 aos 22 anos conseguem estabelecer relações contextuais entre o conteúdo da notícia e os anúncios, tornando a exposição mais tolerável.

Enquanto isso, embora classifiquem como aceitável a presença da publicidade, leitores de 27 a 42 anos são mais propensos a sentir que os anúncios estão interferindo no conteúdo e, consequentemente, na fluência da leitura.

Finalmente, a pesquisa aponta que os leitores de 43 a 58 anos são comparativamente mais críticos à presença de anúncios e ressentem-se intensamente com as interrupções causadas por anúncios invasivos.

Leia também: 5 erros comuns que podem arruinar suas campanhas de Amazon Ads

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme