No Brasil, 84% dos criadores de conteúdo esperam obter aumentos de faturamento ainda em 2025, conforme apontam dados do relatório “Monetized: Visa 2025 Creator Report”, desenvolvido pela Visa em parceria com o TikTok. O otimismo é impulsionado pela ampliação das oportunidades de negócio e maior profissionalização dos creators.
Mais da metade já considera a criação de conteúdo sua principal fonte de renda, e 79% possuem plano de crescimento definido para o próximo ano. Para isso, habilidades
como gestão financeira, negociação de contratos e estratégias empresariais são apontadas como prioridades no escopo de aprendizado dos criadores.
Entre os dados financeiros, oito em cada dez criadores financiam seu trabalho de forma independente, e 16% estão mais propensos a usar financiamento coletivo do que criadores de outros mercados. O estudo ainda indica que 21% recebem pagamentos do exterior, reforçando o caráter global do setor.

Para apoiar esses empreendedores, a Visa planeja testar um piloto de agentes de IA em parceria com a fintech Karat Financial. O programa Creator Agent pretende automatizar processos como rastreamento de pagamentos, lembretes de faturas e gestão de dados de clientes e fornecedores, tornando a operação financeira mais eficiente e segura.
Segundo Juliana Amoroso, head de soluções para MPMEs da Visa do Brasil, a empresa entende que ser criador de conteúdo é, antes de tudo, administrar um negócio. Por isso, a Visa busca oferecer ferramentas que facilitem a gestão financeira, ampliem acesso a crédito e impulsionem o crescimento sustentável.
O relatório completo do Monetized: Visa 2025 Creator Report entrevistou criadores entre maio e agosto de 2025 em cinco regiões: Estados Unidos, Brasil, Austrália, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos.
Leia também: 3 em cada 10 influenciadores não ganham nada com criação de conteúdo
COMPARTILHAR ESSE POST







