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Creator Economy: influenciadores preferem o YouTube, marcas o Instagram

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17 de jan. de 2025

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Notícias

Creator Economy: influenciadores preferem o YouTube, marcas o Instagram
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Creator Economy: influenciadores preferem o YouTube, marcas o Instagram

O YouTube tem o modelo de monetização mais atrativo para os influenciadores digitais, de acordo com creators entrevistados em uma pesquisa conduzida pela Influency.me e pela Opinion Box. Em ascensão, o TikTok é a segunda plataforma preferida nesse quesito, enquanto o Instagram ocupa o terceiro lugar na lista.  

Na pesquisa anterior (2023-2024), 53% dos criadores de conteúdo consideravam o Instagram a melhor rede social em termos de desempenho do algoritmo. Neste ano, esse índice caiu para 43%, indicando uma queda na preferência dos criadores pela plataforma.  

Para Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me, essa mudança reflete a redução no alcance de conteúdo dentro do Instagram. Ele explica que o algoritmo do Instagram geralmente entrega stories de influenciadores para uma faixa de 5% a 15% de seus seguidores. 

Por outro lado, no TikTok, vídeos com bom desempenho na amostragem inicial podem alcançar 100% ou mais do público de seguidores, além de atingir milhões de pessoas que não seguem o influenciador. 

Preferências das marcas

Apesar da mudança na percepção dos criadores, 85% das marcas que participaram da pesquisa ainda consideram o Instagram a melhor plataforma para ações com influenciadores. Em segundo lugar, Facebook e YouTube aparecem na segunda e terceira posição, respectivamente.

Na avaliação de Azevedo, este panorama é explicado pelo tempo de mercado de cada plataforma. O Instagram foi lançado em 2010, enquanto o TikTok chegou apenas em 2016. Os seis anos de diferença entre as plataformas foram cruciais para o amadurecimento de influenciadores e para que as marcas se familiarizassem com as ferramentas do Instagram.

O CEO da Influency.me também aponta que o nível de profissionalização no Instagram é, em média, mais elevado do que no TikTok. As marcas estão mais habituadas a realizar campanhas no Instagram, gerando uma espécie de zona de conforto para a execução de ações publicitárias.

Leia também: Tendências da Creator Economy para 2025: Um Olhar para o Futuro

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Ian Cândido

Repórter

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