MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Creator Economy: influenciadores preferem o YouTube, marcas o Instagram

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

17 de jan. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Creator Economy: influenciadores preferem o YouTube, marcas o Instagram
Creator Economy: influenciadores preferem o YouTube, marcas o Instagram
Creator Economy: influenciadores preferem o YouTube, marcas o Instagram

O YouTube tem o modelo de monetização mais atrativo para os influenciadores digitais, de acordo com creators entrevistados em uma pesquisa conduzida pela Influency.me e pela Opinion Box. Em ascensão, o TikTok é a segunda plataforma preferida nesse quesito, enquanto o Instagram ocupa o terceiro lugar na lista.  

Na pesquisa anterior (2023-2024), 53% dos criadores de conteúdo consideravam o Instagram a melhor rede social em termos de desempenho do algoritmo. Neste ano, esse índice caiu para 43%, indicando uma queda na preferência dos criadores pela plataforma.  

Para Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me, essa mudança reflete a redução no alcance de conteúdo dentro do Instagram. Ele explica que o algoritmo do Instagram geralmente entrega stories de influenciadores para uma faixa de 5% a 15% de seus seguidores. 

Por outro lado, no TikTok, vídeos com bom desempenho na amostragem inicial podem alcançar 100% ou mais do público de seguidores, além de atingir milhões de pessoas que não seguem o influenciador. 

Preferências das marcas

Apesar da mudança na percepção dos criadores, 85% das marcas que participaram da pesquisa ainda consideram o Instagram a melhor plataforma para ações com influenciadores. Em segundo lugar, Facebook e YouTube aparecem na segunda e terceira posição, respectivamente.

Na avaliação de Azevedo, este panorama é explicado pelo tempo de mercado de cada plataforma. O Instagram foi lançado em 2010, enquanto o TikTok chegou apenas em 2016. Os seis anos de diferença entre as plataformas foram cruciais para o amadurecimento de influenciadores e para que as marcas se familiarizassem com as ferramentas do Instagram.

O CEO da Influency.me também aponta que o nível de profissionalização no Instagram é, em média, mais elevado do que no TikTok. As marcas estão mais habituadas a realizar campanhas no Instagram, gerando uma espécie de zona de conforto para a execução de ações publicitárias.

Leia também: Tendências da Creator Economy para 2025: Um Olhar para o Futuro

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme