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Cosméticos Verdes: Já fez sua contribuição ao planeta hoje?

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Tempo de Leitura 4 min

Cosméticos Verdes: Já fez sua contribuição ao planeta hoje?
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Cosméticos Verdes: Já fez sua contribuição ao planeta hoje?

Minha vó já dizia: “esse mundo está perdido” e como ela, desde o tempo dos grandes filósofos que questionavam a existência do homem e seu propósito na vida, as catástrofes, conflitos, guerras e provações acompanham a nossa história. Entretanto, quando as estamos vivendo, tudo parece maior e assustador. À luz dos últimos acontecimentos do Rio Grande Sul, ou mesmo de tantos outros eventos climáticos extremos que acompanhamos atônitos pela TV ou assistindo documentários no streaming, estamos certamente nos perguntando: o que podemos fazer? Está perdido mesmo? ou, Ainda podemos fazer algo por nós e pelo nosso planeta?  

Em 2021, em um estudo global com mais de 10 mil cidadãos, 78% apontaram que desejam viver vidas mais sustentáveis, 63% têm feito mudanças modestas a significativas para consumir produtos mais sustentáveis, e 34% estão dispostos a pagar mais por produtos mais sustentáveis. No Brasil, em outro estudo, os entrevistados acreditam que cuidar do planeta é uma responsabilidade das pessoas (54%), dos governos (50%) e das marcas (44%). As empresas/marcas devem se empenhar em obter certificações confiáveis, uma vez 84% dos participantes consideram importantes os selos que atestam o comprometimento das empresas com as causas sociais e/ou ambientais. Metade dos respondentes da pesquisa se mostrou disposto a pagar mais por um produto certificado.  

Esses dados mostram a relevância e urgência do tema da sustentabilidade e do consumo consciente para o consumidor moderno. Mas isso não é de hoje. Kotler em seu livro Marketing 3.0, em 2010, já apontava para uma mudança do marketing centrado no consumidor para o marketing centrado no humano (human-centric marketing). Na publicação, os autores oferecem um guia para as empresas se manterem alinhadas aos valores e anseios dos consumidores modernos e ávidos por propósito em seu consumo associando-se a empresas que impactam positivamente a sociedade. Neste sentido, os autores recomendam as empresas a alinharem suas estratégias de marketing com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), demonstrando como estão buscando se comprometer a resolver os complexos problemas sociais e climáticos da sociedade moderna.  

Produto verde é um rótulo guarda-chuva, que pode ser utilizado para uma ampla variedade de mercadorias, com processos produtivos que visam minimizar o impacto ambiental. No caso de cosméticos, estes assumem diversas nomenclaturas, como cosméticos naturais, veganos, orgânicos, cruelty-free e clean beauty.  Tais produtos tem foco na preservação do meio ambiente, minimização da poluição, uso responsável de recursos não renováveis e bem-estar animal, além da preservação das espécies. Este é um mercado em pleno e vigoroso crescimento aqui no Brasil quanto no mundo. 

Entretanto, pouco se sabe sobre os motivos que levam o consumidor a pagar mais pelo cosmético verde em detrimento do cosmético tradicional. Tem-se como hipótese inicial que o consumidor de produtos verdes possui um comportamento de consumo consciente. Mas o que seria isso? O consumidor consciente busca de forma deliberada adquirir, usar e descartar produtos visando minimizar as consequências negativas e maximizar as positivas seja para o meio ambiente quanto para a sociedade.  

Recentemente foi realizada uma pesquisa no âmbito do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM com objetivo de investigar o efeito da confiança ambiental e das motivações (intrínsecas e extrínsecas) no consumo de cosméticos verdes. Foi aplicado um questionário com 386 consumidores de cosméticos verdes para cuidados com a pele (skincare).

A pesquisa evidenciou a confiança no produto/marca como elemento fundamental na formação das motivações intrínseca e extrínseca dos consumidores. Essas motivações são essenciais para entender o comportamento de consumo, especialmente em contextos ambientais. A pesquisa destaca que, enquanto a motivação intrínseca está diretamente relacionada ao interesse pessoal do indivíduo, a motivação extrínseca se desenvolve a partir de fatores externos e introjetados. Os resultados também mostram um impacto significativo dessas motivações no consumo consciente. Em particular, a confiança ambiental dos consumidores promove uma forte preferência por produtos que possuem atributos ambientais benéficos, em detrimento daqueles associados a benefícios sociais.  

Este estudo mostra a crescente relevância da confiança na marca e da motivação na decisão dos consumidores de optar por práticas mais sustentáveis, o que pode ter implicações significativas para empresas focadas em sustentabilidade e responsabilidade social, como alertado por Kotler no início da década de 2010.  

O estudo evidencia que não se trata de discurso, mas sim de comportamento. Em outras palavras, e como demonstraram as duas pesquisas do início deste artigo, os consumidores querem ação e estão buscando fazer a sua parte. Resta saber se todos os agentes econômicos estão igualmente comprometidos.  

Diferente da minha querida vozinha, eu acho que o mundo ainda não está perdido. Está sim mais caótico, complexo, o que nos torna mais vulneráveis. Mas essa não é a conhecida fórmula para ativarmos a resiliência que tão bem conhecemos? O crescimento expressivo no consumo de produtos naturais e verdes indica essa mudança de comportamento: a busca por ajudar nosso planeta e nos ajudar de forma individual e coletiva, estabelecendo um estilo de vida mais sustentável. Então, bora trabalhar soluções que ativem nossas motivações intrínsecas e extrínsecas para construir um mundo melhor!  

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Keloane Mendes é Mestre em Administração de Empresas pela ESPM

Keloane Mendes

Mestre em Administração de Empresas pela ESPM

Mestre em Administração de Empresas pela ESPM

AUTOR

Keloane Mendes é Mestre em Administração de Empresas pela ESPM

Keloane Mendes

Mestre em Administração de Empresas pela ESPM

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Keloane Mendes é Mestre em Administração de Empresas pela ESPM

Keloane Mendes

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AUTOR

Keloane Mendes é Mestre em Administração de Empresas pela ESPM

Keloane Mendes

Mestre em Administração de Empresas pela ESPM

Mestre em Administração de Empresas pela ESPM

AUTOR

Luciana Florêncio de Almeida

Professora da ESPM

Professora da Disciplina de Marketing do Agronegócio, Consumo de Alimentos e Sustentabilidade no Curso de Administração de Empresas da ESPM

AUTOR

Luciana Florêncio de Almeida

Professora da ESPM

Professora da Disciplina de Marketing do Agronegócio, Consumo de Alimentos e Sustentabilidade no Curso de Administração de Empresas da ESPM

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Luciana Florêncio de Almeida

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