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Consumidores querem produtos sustentáveis mas esbarram na falta de informação

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

4 de set. de 2024

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Notícias

Consumidores estão preocupados com o impacto que exercem sobre o planeta, sobretudo do ponto de vista da sustentabilidade. 85% dos entrevistados em um estudo conduzido pela consultoria Arquitetura do Comportamento acreditam que são responsáveis pelo futuro da Terra, e 83% afirmam que consumir produtos e marcas sustentáveis é uma das maneiras de ajudar na preservação do meio-ambiente.

Os dados foram apresentados no primeiro episódio do webinar ‘Papo de Mercado ABIHPEC', que deu início a uma série de discussões focadas nas transformações da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Durante o encontro, foram debatidos desafios e melhorias urgentes para o setor.

De acordo com o estudo, 74% dos entrevistados afirmam que há falta de informação nas prateleiras sobre quais produtos são sustentáveis. A deficiência prejudica diretamente o desejo de consumir marcas amigáveis ao meio-ambiente. Os consumidores esperam, também, que as empresas exerçam um papel mais ativo e de liderança no tema.

No painel sobre a "relevância da sustentabilidade para o consumidor", os participantes abordaram como as marcas estão se posicionando de forma proativa, destacando suas iniciativas sustentáveis em resposta à crescente demanda por práticas eco-friendly.

Neste contexto, a sustentabilidade é vista como essencial e leva empresas a adotar ingredientes naturais, embalagens recicláveis e reduzir impactos ambientais. A pressão de consumidores exigentes e de reguladores com normas mais rígidas torna a sustentabilidade crucial para a competitividade no mercado.

Preço ainda é um problema

Outro problema abordado no encontro foi o preço cobrado por produtos sustentáveis, considerados “muito caros” por 49% dos entrevistados. Para Carmen Silva, representante do Euromonitor, o conceito de "value for money" está evoluindo, e a nova base da pirâmide busca não apenas o menor custo, mas sim produtos que entregam benefícios reais.

Esta percepção, no entanto, exige o trabalho ativo das marcas. Carmen pontuou que as empresas do setor devem se esforçar para promover nos consumidores uma mudança de mentalidade, fazendo com que eles estejam dispostos a pagar um pouco mais por produtos que sejam eficazes e sustentáveis.

A Euromonitor listou algumas tendências em alta para o fortalecimento desta mentalidade: premiumization, fenômeno que dita a predileção por produtos de alta qualidade, long-lasting, com demanda crescente por itens de longa duração, e produtos multifuncionais, que oferecem praticidade ao combinar várias funções em um único produto.

O Webinar Papo de Mercado ABIHPEC acontecerá em todas as segundas-feiras de setembro, até o dia 30. As inscrições são gratuitas no site da Associação.

Leia também: Como Paris 2024 inspirou sustentabilidade em eventos de qualquer escala?

Data Makers - Clube Mundo do Marketing

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