MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Consumidores querem produtos sustentáveis mas esbarram na falta de informação

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

4 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Consumidores estão preocupados com o impacto que exercem sobre o planeta, sobretudo do ponto de vista da sustentabilidade. 85% dos entrevistados em um estudo conduzido pela consultoria Arquitetura do Comportamento acreditam que são responsáveis pelo futuro da Terra, e 83% afirmam que consumir produtos e marcas sustentáveis é uma das maneiras de ajudar na preservação do meio-ambiente.

Os dados foram apresentados no primeiro episódio do webinar ‘Papo de Mercado ABIHPEC', que deu início a uma série de discussões focadas nas transformações da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Durante o encontro, foram debatidos desafios e melhorias urgentes para o setor.

De acordo com o estudo, 74% dos entrevistados afirmam que há falta de informação nas prateleiras sobre quais produtos são sustentáveis. A deficiência prejudica diretamente o desejo de consumir marcas amigáveis ao meio-ambiente. Os consumidores esperam, também, que as empresas exerçam um papel mais ativo e de liderança no tema.

No painel sobre a "relevância da sustentabilidade para o consumidor", os participantes abordaram como as marcas estão se posicionando de forma proativa, destacando suas iniciativas sustentáveis em resposta à crescente demanda por práticas eco-friendly.

Neste contexto, a sustentabilidade é vista como essencial e leva empresas a adotar ingredientes naturais, embalagens recicláveis e reduzir impactos ambientais. A pressão de consumidores exigentes e de reguladores com normas mais rígidas torna a sustentabilidade crucial para a competitividade no mercado.

Preço ainda é um problema

Outro problema abordado no encontro foi o preço cobrado por produtos sustentáveis, considerados “muito caros” por 49% dos entrevistados. Para Carmen Silva, representante do Euromonitor, o conceito de "value for money" está evoluindo, e a nova base da pirâmide busca não apenas o menor custo, mas sim produtos que entregam benefícios reais.

Esta percepção, no entanto, exige o trabalho ativo das marcas. Carmen pontuou que as empresas do setor devem se esforçar para promover nos consumidores uma mudança de mentalidade, fazendo com que eles estejam dispostos a pagar um pouco mais por produtos que sejam eficazes e sustentáveis.

A Euromonitor listou algumas tendências em alta para o fortalecimento desta mentalidade: premiumization, fenômeno que dita a predileção por produtos de alta qualidade, long-lasting, com demanda crescente por itens de longa duração, e produtos multifuncionais, que oferecem praticidade ao combinar várias funções em um único produto.

O Webinar Papo de Mercado ABIHPEC acontecerá em todas as segundas-feiras de setembro, até o dia 30. As inscrições são gratuitas no site da Associação.

Leia também: Como Paris 2024 inspirou sustentabilidade em eventos de qualquer escala?

Data Makers - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme