MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Comunidades transformam estratégias e aproximam marcas da geração Z

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

3 de out. de 2025

CATEGORIA

Reportagens

Comunidades transformam estratégias e aproximam marcas da geração Z
Comunidades transformam estratégias e aproximam marcas da geração Z
Comunidades transformam estratégias e aproximam marcas da geração Z

O tempo em que marcas falavam sozinhas com seus públicos está chegando ao fim. Hoje, consumidores querem participar das conversas e cocriar narrativas. Nesse novo cenário, audiência virou comunidade, consumo virou conversa e mídia se transformou em experiência. Essa mudança foi o tema central da mesa “Criando comunidades: o novo momento de estratégias no social” no CMO Summit, mediada por Claudia Demase (Terra & VivoAds) e com participação de Sabrina Romero (Vivo), Paulo Ilha (Galeria.ag) e Jaqueline Amaral (Spark).

O protagonismo da geração Z acelera essa transformação. Representando um terço da população global e com poder de compra estimado em US$ 360 bilhões, mais de 70% desses jovens confiam mais em criadores de conteúdo do que em marcas. Eles valorizam autenticidade, propósito, diversidade e experiências reais — e rejeitam mensagens padronizadas e filtradas. É uma geração que molda a cultura e exige que as empresas aprendam a “pertencer antes de vender”.

“Quem continuar tratando o público como espectador vai ficar falando sozinho. Essa geração quer participar, interagir, cocriar e se reconhecer nas narrativas”, destacou Claudia Demase.

Estratégia com propósito: o case Vivo

A construção de comunidades começa com ações consistentes e alinhadas a causas reais. A Vivo é um exemplo de como responsabilidade social e ambiental se tornam parte da estratégia. A marca criou programas de reciclagem de lixo eletrônico em todas as lojas e já reciclou mais de 200 toneladas. Até 2035, quer zerar suas emissões líquidas. No campo social, já formou 55 mil professores por meio da Fundação Telefônica e garante que 50% de seu squad de influenciadores seja composto por pessoas pretas.

“Mais do que ações de engajamento, nosso foco está em ações reais. É uma construção sólida e consistente, de dentro para fora”, explicou Sabrina Romero, gerente sênior de Marketing da Vivo.

Se a geração Z busca autenticidade, a relação com criadores precisa ser construída sobre credibilidade e verdade. Para a Spark, a escolha de influenciadores envolve análise profunda de reputação, consistência de discurso e afinidade com a audiência. A transparência é essencial, inclusive na identificação de conteúdo patrocinado, para que a publicidade não seja rejeitada.

“Influência não é visibilidade, é vínculo. E isso só acontece se houver verdade, clareza e conexão real entre criador e comunidade”, afirmou Jaqueline Amaral, diretora de Estratégia e Conteúdo da Spark.

Conteúdo e mídia sob nova lógica

A geração Z não quer apenas consumir conteúdo, mas participar dele. Isso muda a lógica de produção e distribuição, exigindo formatos curtos, personalização e interação. Para Paulo Ilha, as marcas precisam abandonar o modelo top-down e pensar em narrativas dinâmicas e evolutivas, baseadas no que as pessoas querem ouvir — não no que a marca quer dizer. A inteligência artificial e o uso avançado de dados são peças-chave para entregar mensagens certas, no momento certo.

“Essa geração não é audiência, é mudança cultural. Comunicação não começa mais com briefing, começa ouvindo as pessoas”, afirmou Paulo Ilha, CMO da Galeria.ag.

Se antes o objetivo era falar com milhões, hoje é construir conversas profundas com milhares. As microcomunidades — em grupos, chats ou canais segmentados — definem tendências e criam vínculos duradouros. Marcas que querem relevância precisam “sentar à mesa” e participar das conversas de forma genuína, e não como protagonistas. Para isso, tecnologia e segmentação se tornam fundamentais.

“Entrar em uma comunidade exige verdade. O oportunismo é rapidamente rejeitado. Marcas precisam sentar do lado, não no centro da conversa”, concluiu Paulo Ilha.

Leia também: Comunidade: o fator de decisão de compra de produtos de beleza

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme