Em 2012 - oito anos antes do surgimento do Pix - a PicPay surgia como uma solução desenhada para facilitar pagamentos digitais entre pessoas e entre empresas, eliminando a necessidade de que os usuários fossem ao banco para realizar transações básicas do dia-a-dia.
Na época, os serviços oferecidos pela recém-inaugurada fintech eram uma grande novidade para o mercado financeiro nacional, e como tal, precisavam ser levados aos consumidores e explicados de forma simples e assertiva. “A primeira estratégia que nós adotamos foi Member get Member (MGM) para fazer com que os usuários percebessem a simplicidade das transferências de uma forma muito natural ao transacionar com pessoas conhecidas”, conta Cintia Hachiya, CMO do PicPay, em palestra ao CMO Summit.
Ao longo do tempo, a PicPay passou a investir em estratégias de comunicação desenhadas para extrapolar atributos diferenciais da marca e mostrar para as pessoas que as transações no app eram seguras e confiáveis. “Nada mais natural do que trazer influenciadores e pessoas conhecidas para a conversa e uma das pessoas convidadas para contar um pouco da nossa história foi o Fábio Porchat”, prossegue a CMO.
O segundo marco comunicativo da PicPay foi pautado pela necessidade de aumentar o awareness sobre os serviços oferecidos pela empresa. “Se antes falávamos de uma estratégia de Marketing muito focada no mundo digital, o novo momento se destacou por mostrar para as pessoas, de maneira ampla, que todo mundo usava e todo lugar aceitava os pagamentos com PicPay. Assim, em 2020, adotamos a estratégia de patrocinar o Big Brother Brasil”, explica.
A parceria permitiu que a empresa demonstrasse na prática os benefícios e comodidades oferecidos pelo app, inclusive o pagamento por QR Code, seu principal diferencial. No mesmo ano, os serviços da PicPay foram extrapolados por outro acontecimento marcante: a pandemia de Coronavírus. “As pessoas não conseguiam abrir contas, não conseguiam fazer pagamentos e o PicPay se transformou em uma plataforma de alívio durante a pandemia, possibilitando o recebimento do auxílio emergencial e se estabelecendo como uma plataforma de doação para ONGs, Cruz Vermelha e lives promovidas por artistas na ocasião”, relembra Cintia.
Neste contexto, os objetivos relativos ao alavancamento de awareness sobre a empresa foram rapidamente alcançados. Isso fez com que a PicPay desse início a um novo posicionamento e uma nova fase, com estratégias voltadas para consideração em detrimento ao awareness. “Percebemos que o PicPay já era conhecido por 90% das pessoas, mas estamos inseridos em um mercado muito competitivo, no qual brigamos pela principalidade da conta dos clientes com centenas de bancos e fintechs”, explica a CMO.
A mudança de posicionamento marcou o encerramento da parceria entre PicPay e BBB deu início à campanha “Sua vida com mais Pic”, protagonizada por influencers e ações no TikTok dedicadas a comunicar as vantagens de utilização do aplicativo da empresa. “Convidamos a Sabrina Sato, o Rodrigo Lombardi e a Sheron Menezes para convidarem as pessoas para experimentarem o Picpay. A campanha foi desenhada para vários meios. Utilizamos a TV para amplificar o alcance e o Out of Home para marcar presença. Atualmente, realizamos uma ação no TikTok, que conta com mais de 700 vídeos produzidos por creators e já ultrapassa os 60 milhões de visualizações”, finaliza Cintia.
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