MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Compras em plataformas de conversa crescem 80%, aponta Elife

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

5 de mai. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Os leitores do Mundo do Marketing vão se lembrar de um número significativo: 90% dos consumidores no mundo desejam falar com marcas e empresas através de mensagens. Em termos práticos, o número se traduz em oportunidades para negócios em plataformas como o WhatsApp, presente em 99% dos aparelhos móveis no Brasil. E não para por aí: uma pesquisa Conversational Commerce, produzida e divulgada pela Elife, aponta que 80,5% dos brasileiros entrevistados para o estudo já adquiriram produtos e serviços por canais de chat.

No cenário de compras online, realizadas semanalmente por 67,7% dos brasileiros, as plataformas de marketplace, que concentram muitas lojas em um único local, como Shopee, iFood e Mercado Livre, são as mais utilizadas por 70,6% dos respondentes.

Embora os aplicativos dos marketplaces sejam os queridinhos dos compradores virtuais, somando 90,5% das menções dos respondentes, destacam-se no país os aplicativos de varejistas (61,2%), os apps de transporte, como o Uber (37,3%), sites das lojas (33,6%) e canais de conversa, como o WhatsApp (28,1%).

Entre os principais diferenciais percebidos pelos usuários destes canais, 53% apontam o aspecto dialógico - em outras palavras, a possibilidade de trocar mensagens diretas com os vendedores quando preciso. Neste recorte, o aspecto dialógico se divide em três interesses considerados importantes pelos consumidores: possibilidade de tirar dúvidas com atendentes (40,4%), exclusão da necessidade de baixar outros apps para a conversa (13,3%) e possibilidade de negociação (12,6%).

Já no rol das inconveniências observadas durante o uso dos canais de conversa, 25,2% dos respondentes afirmam não encontrar quaisquer inconvenientes. No entanto, para 23,3%, a demora na resposta é um incômodo, e as situações de compra que exigem a realização do pagamento fora do canal foram citadas por 17,4% dos participantes.

Leia também: 90% dos consumidores querem falar com as empresas através de mensagens

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme