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Como Unilever e AB InBev aumentaram ROAS com Retail Media no TikTok

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

29 de out. de 2024

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Notícias

Como Unilever e AB InBev aumentaram ROAS com Retail Media no TikTok
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Como Unilever e AB InBev aumentaram ROAS com Retail Media no TikTok

Consolidado como um importante canal publicitário digital, o TikTok atrai a atenção de consumidores e marcas em todo o mundo, especialmente na América Latina. Só no Brasil, mais de 98 milhões de usuários movimentam a plataforma e indicam aos profissionais de Marketing um excelente caminho a seguir.

Mas o significativo número de usuários da plataforma não é o principal motivo pelo qual as marcas estão de olho naquele ambiente. Para os anunciantes, a plataforma oferece um modelo de engajamento único, capaz de envolver os usuários em momentos de descontração e entretenimento.

Neste contexto, marcas conseguem criar uma experiência diferenciada em relação às redes sociais mais tradicionais. Isto ganha força, sobretudo, no momento em que a proliferação da publicidade invasiva nas redes sociais tem sido uma fonte de grande frustração para muitos usuários.

Pensando nisso, a relevanC explorou o potencial do TikTok no Brasil com o GPA Ads, aplicando duas abordagens distintas a ações publicitárias de Unilever e AB InBev. A primeira abordagem se baseou em campanhas de visualização de vídeos. Priorizando o tempo de visualização, a ação direcionou os usuários mais propensos a se interessar por vídeos mais longos a conteúdos capazes de capturar e manter a atenção do início ao fim.

A segunda abordagem baseou-se em campanhas focadas na cobertura, projetadas para garantir a máxima exposição e atrair o maior número possível de compradores. Elas enfatizaram a necessidade de chamar a atenção imediatamente, com uma marca forte e uma chamada convincente.

As abordagens foram baseadas em dados próprios, como os mais de 21 milhões de clientes de fidelidade do GPA. Ao conectar o comportamento online e as compras em loja, a relevanC foi capaz de criar um ciclo de feedback preciso, refinar o direcionamento e otimizar os resultados, alcançando 14,4% de ROAS com a estratégia e um crescimento de três vezes nas vendas do e-commerce.

Considerando resultados específicos, a proprietária de marcas como Omo e Dove percebeu rapidamente os benefícios de combinar a ampla cobertura do TikTok com dados de alta qualidade do GPA. Segundo Pamella Dias, gerente de mídia da Unidade de Negócios de Nutrition da Unilever, responsável por Hellmann's, a marca registrou um aumento triplo nas vendas online, bem como crescimento das marcas associadas no ambiente digital.

De forma similar, a AB InBev também valorizou a estratégia que ampliou seu alcance e possibilitou relatórios de circuito fechado. Ricardo Alves, eCommerce Media Manager da AB InBev Brasil, explicou que a abordagem diferenciada da relevanC no TikTok, junto aos dados próprios do GPA, fechou o ciclo entre o engajamento online e as vendas nas lojas, otimizando campanhas em tempo real e gerando um crescimento expressivo.

Na avaliação de Luciane Luiza, especialista em operações publicitárias na relevanC Brasil, o sucesso das abordagens passa por uma simples escolha: a de não incomodar os usuários. Ela ressaltou que, com o TikTok, as marcas podem alcançar os consumidores onde eles estão, em momentos em que estão relaxados e bastante receptivos. A missão, portanto, é criar conteúdo que se integre de forma fluida à experiência, em vez de interrompê-la.

Leia também: TikTok é a rede social preferida por 66% das empresas para ações com influencers

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Redação

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