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As melhores técnicas de Marketing para atrair clientes

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Tempo de Leitura 6 min

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7 de jul. de 2025

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Notícias

Dominar as técnicas de Marketing tornou-se uma questão de sobrevivência para empresas que desejam dialogar com um público em constante transformação. Afinal, em um cenário cada vez mais orientado por dados, hiperconectado e saturado de mensagens, não basta mais anunciar: é preciso entender profundamente o comportamento do consumidor, operar com agilidade em múltiplos canais e, acima de tudo, gerar relevância.

Comumente, as melhores práticas para o atual panorama do Marketing estão diretamente ligadas à integração entre criatividade, tecnologia e análise de dados para construir oportunidades de diálogo com públicos específicos. Players que seguem à risca esta teoria vêm colhendo resultados expressivos. Um dos exemplos mais consistentes é o da Nestlé, que vem investindo pesado em hubs de conteúdo e personalização de jornada. 

A empresa investiu na criação de um “data science hub” em Bangalore, Índia, aproveitando análises em tempo real para monitorar o ROI de canais como Meta (Facebook/Instagram), com retorno sobre investimento de até 66%. Em outras iniciativas, como o uso de chatbots durante o Ramadã no Oriente Médio, a Nestlé aumentou em 2,9x o tempo gasto no site e gerou 35% mais vendas online.


O que são técnicas de Marketing e por que elas evoluíram tanto

Tradicionalmente associadas a estratégias de promoção e posicionamento de produtos, as técnicas de Marketing ganharam amplitude com a transformação digital. Hoje, incluem desde táticas de performance orientadas por técnicas de análise de Marketing até modelos preditivos que ajudam a entender qual conteúdo tem mais chance de engajar determinada persona em determinada etapa da jornada.

O Google, por exemplo, é um dos grandes protagonistas quando o assunto é Marketing orientado por dados. Sua parceria com marcas como Magazine Luiza tem rendido cases de sucesso em Marketing baseados na personalização de mídia. De acordo com a plataforma Think with Google, a Magazine Luiza integrou dados do Google Analytics com o seu CRM para estimar o lifetime value dos clientes. 

Em seguida, a empresa utilizou essas informações para criar “Audiências Similares”. Os resultados foram visíveis dois meses após o início do projeto:

– A taxa de conversão foi 16% superior à de campanhas com RLSA (Remarketing Lists for Search Ads).

– O ROAS (Retorno Sobre o Investimento Publicitário) foi 49% maior.

– Comparado a listas baseadas no funil de aquisição, a taxa de conversão foi 11% superior, com 17% a mais de ROA


Técnicas de análise de Marketing: da coleta ao insight acionável

Entre as técnicas mais promissoras dos últimos anos, destacam-se as que envolvem técnicas de análise de Marketing, um conjunto de abordagens que vão muito além do monitoramento de métricas básicas. Entram na conversa tópicos como modelagem estatística, aprendizado de máquina e testes A/B automatizados que permitem decisões quase em tempo real.

O iFood é um bom exemplo disso. A empresa usa uma combinação de análise preditiva, comportamento de usuários e testes de segmentação dinâmica para ajustar campanhas de incentivo em diferentes regiões do Brasil.

Em 2024, a plataforma conseguiu antecipar quedas de demanda em datas específicas com até três dias de antecedência e ajustar suas ofertas proativamente, reduzindo custos com mídia e aumentando pedidos em horários ociosos. Algumas técnicas foram empregadas para atingir estes resultados:

– Personalização de ofertas e recomendações

O iFood analisa o comportamento dos usuários — histórico de compra, horário de uso e preferências — para oferecer sugestões de pratos, estabelecimentos e promoções adaptadas ao perfil de cada cliente. Como resultado, usuários engajados podem passar cerca de uma hora navegando no app, com sugestões que aumentam a conversão de vendas 

– Previsão de demanda e logística otimizada

A empresa implementou algoritmos de machine learning e big data para prever picos de demanda e ajustar recursos em tempo real, além de otimizar rotas de entrega com base em tráfego, clima e eventos locais. Isso resultou em redução significativa dos tempos de entrega e maior eficiência logística 

– IA integrada à cultura organizacional

Segundo Anna Vidal, diretora de Customer Experience, o iFood “se posiciona como uma empresa de Inteligência Artificial”, com mais de 180 modelos de IA ativos, e mais de mil agentes autônomos planejados para breve. A IA permeia Marketing, Vendas e Atendimento 

– Marketing e vendas orientados por IA

A empresa já aplica IA para fornecer experiências personalizadas, recomendações de produtos e atendimento eficiente via chatbots, além de previsão de demanda e gerenciamento de campanhas, melhorando tanto engajamento quanto eficiência operacional

Técnicas de Marketing industrial: quando o B2B precisa ser ainda mais estratégico

Se no varejo digital a agilidade é essencial, no mercado B2B — especialmente no setor industrial — as técnicas de Marketing industrial exigem um jogo de paciência e precisão. Aqui, a jornada de compra é mais longa, técnica e envolve múltiplos tomadores de decisão.

Empresas como a Siemens e a 3M têm liderado boas práticas nesse segmento ao investir em conteúdo técnico qualificado, webinars com especialistas e Marketing baseado em contas (ABM). Na prática, isso significa personalizar a comunicação para contas-chave, aumentando as chances de conversão em contratos de alto valor. Um estudo da ITSMA mostra que 87% das empresas B2B que usam ABM reportam retorno sobre investimento superior ao de outras iniciativas de Marketing.


Quais são as melhores técnicas de Marketing? Depende de para quem e para quê

Responder à pergunta “quais são as melhores técnicas de Marketing?” exige uma reflexão cuidadosa sobre público, contexto, canal e objetivo. O que funciona para o e-commerce de moda pode ser completamente ineficaz para uma indústria farmacêutica. Ainda assim, há pilares universais que sustentam as estratégias mais bem-sucedidas:

  • Conhecimento profundo do consumidor — marcas que escutam e observam mais tendem a construir conexões mais genuínas e duradouras. A Netflix, por exemplo,economiza mais de US$1 bilhão por ano ao reduzir o churn, graças ao sistema de sugestões personalizadas

  • Testes e interação constante — nenhuma técnica é definitiva; os melhores resultados vêm de ciclos curtos de teste, erro e ajuste. O Dropbox estabeleceu um exemplo neste sentido ao utilizar testes A/B página inicial, comparando diferentes títulos, elementos visuais e chamadas para ação (CTAs). Isto gerou um aumento de conversão de 17% na página inicial

  • Dados como ativo estratégico — não se trata de “ter dados”, mas de saber o que fazer com eles. Esta filosofia pode ser vista na política de preços dinâmico levando em conta variáveis como demanda, concorrência e comportamento do consumidor. Essa estratégia de precificação dinâmica contribuiu para um aumento de 25% na receita da Amazon.

  • Propósito claro — marcas com posicionamento sólido e propósito bem definido conquistam relevância com mais facilidade. Quando a pandemia de COVID-19 interrompeu as vendas presenciais, a Pumptec precisou repensar completamente sua estratégia para manter o crescimento dos negócios. A solução foi uma transição total para o ambiente digital, com foco em vendas e Marketing online. A empresa observou um aumento de +39% nas vendas a partir destas medidas.

Leia também: 7 pilares do Marketing Digital para 2025

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