Como trabalhar fatores psicológicos para atrair a audiência de forma ética em campanhas de Marketing Priscilla Oliveira 24 de junho de 2024

Como trabalhar fatores psicológicos para atrair a audiência de forma ética em campanhas de Marketing

         

Flávio Levi explica como a teoria das cores e o conceito de escassez, podem ser usados para atrair o público

ética no marketing
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A maneira como os usuários interagem com um aplicativo e as decisões que eles tomam, como instalar, interagir ou fazer uma compra são influenciadas por atalhos mentais. Embora a sobreposição de psicologia e marketing seja vasta, existem dois conceitos centrais que cobrem muitas bases para os profissionais de marketing: os princípios psicológicos da teoria das cores e da escassez. Estas estratégias podem ser aproveitadas para tornar os aplicativos móveis mais atraentes para o público, uma vez que vão além de uma análise comportamental e incorporam também insights para desvendar de que forma os consumidores pensam e agem de determinada maneira. 

Antes de me aprofundar nestes aspectos, ressalto que é importante que esses princípios sejam aplicados eticamente para proteger o usuário final. Ou seja, a utilização destes recursos deve servir como uma base para a construção de estratégias em campanhas, concentrando-se na influência ao invés da manipulação para construir confiança e autenticidade. 

O ponto central para essas práticas é a exploração dos processos de tomada de decisão do cérebro. Apesar da complexidade do comportamento humano, os princípios da psicologia do marketing requerem apenas uma compreensão básica antes de serem integrados nas atividades diárias de marketing. 

Como usar a psicologia das cores no Marketing

A psicologia das cores, ou marketing da teoria das cores, é o uso estratégico das cores para influenciar o comportamento e as percepções do consumidor. Esse conceito parte do entendimento de que as cores provocam respostas emocionais, psicológicas e até comportamentais, o que as torna uma ferramenta potente em branding e publicidade.

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Aqui vale entender que a escolha da cor em materiais de marketing, logotipos, produtos e anúncios pode afetar tudo, desde a percepção até a interação do usuário. As cores desempenham um papel crucial no marketing, sendo frequentemente associadas a emoções específicas ou itens comuns encontrados nelas. 

Por exemplo, o verde remete a dinheiro, plantas e saúde, enquanto o vermelho transmite paixão, urgência e intensidade. Já o laranja reflete entusiasmo e juventude, enquanto o amarelo é frequentemente associado à felicidade e ao otimismo. Até mesmo a ausência de cor, como preto e branco, influencia a percepção do usuário, com o preto evocando poder e sofisticação, e o branco transmitindo pureza e simplicidade.

Entretanto, ressalto que não há uma aplicação única quando se trata de escolher uma cor. Muitos aplicativos de fintechs no Brasil, como Caixa, Banco Pan e Mercado Pago, usam o azul para transmitir confiabilidade. Já o Itaú escolheu um contraste laranja para se destacar visualmente, enquanto o Nubank apostou no roxo para se diferenciar dos concorrentes e transmitir uma personalidade única.

Ou seja, as marcas também terão personalidades diferentes que serão refletidas com a sua identidade. A psicologia por trás das preferências de cores pode variar entre diferentes objetivos, tornando crucial para os profissionais de marketing considerar seu público-alvo e a proposta ao escolher as cores.

Escassez: a psicologia dos recursos limitados no Marketing

O marketing de escassez busca criar um senso de urgência e aumentar a demanda por um produto ou serviço. Essa técnica envolve a apresentação das ofertas como limitadas ou exclusivas, aumentando assim seu valor percebido e a desejabilidade entre os consumidores.  

Se analisarmos pelo lado dos comportamentos na era digital, a escassez explora o FOMO, ou seja,  o medo de ficar por fora (fear of missing out em inglês), um poderoso motivador nos tempos de hoje. A abordagem mais comum para implementar esse princípio no marketing é por meio de ofertas por tempo limitado, como por exemplo, o retorno do Mc Fish no cardápio do McDonald’s, oferecido no início deste ano. Isso criou um senso de urgência, levando os consumidores a agirem rapidamente para aproveitar a oferta antes que ela expirasse. 

Frases como “enquanto durarem os estoques”, “acesso exclusivo” ou “edição limitada” implicam escassez. Visualmente, temporizadores de contagem regressiva ou níveis de estoque exibidos em um produto podem melhorar a percepção de escassez, empurrando os usuários para decisões mais rápidas.

A ética deve ser prioridade 

Aos meus colegas do marketing, reforço que é essencial navegar neste campo com uma bússola ética. Lembre-se de que seu objetivo final ao explorar a psicologia por trás do marketing é influenciar os consumidores, não os manipular. Certifique-se de que seu marketing seja transparente e que seu aplicativo cumpra realmente as promessas de sua publicidade. Isso é determinante para construir uma confiança duradoura e relacionamentos sólidos com os consumidores.

Além disso, é importante lembrar que o que funciona para um aplicativo pode não funcionar para outro.  Ao testar diferentes elementos, sejam esquemas de cores, enquadramento de provas sociais ou táticas de escassez, pode-se descobrir a abordagem mais eficaz para seu aplicativo. Isso não apenas garante que suas estratégias sejam baseadas nas preferências reais do público-alvo, mas também ajuda na criação de uma experiência de usuário mais personalizada e impactante.


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