MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Como os millennials estão transformando o mercado imobiliário

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

5 de abr. de 2024

CATEGORIA

Notícias

O mercado imobiliário está atravessando uma fase de transição entre os canais analógicos e os digitais, sobretudo no que diz respeito à aquisição de novos imóveis. É o que aponta uma avaliação divulgada pela Bricksave, que atribui o momento ao aumento das buscas por oportunidades imobiliárias por parte dos millennials - nascidos entre os anos 1980 e o início dos anos 2000 e responsáveis por metade da força de trabalho no país.

40% dos membros desta geração sentem-se confortáveis para comprar propriedades dando prioridade total aos canais digitais, conforme apontam dados divulgados pela Zillow. A tendência indica que os millennials estão liderando o caminho em direção a diferentes abordagens digitais para o investimento imobiliário.

Sofia Gancedo, Cofundadora e COO da Bricksave, avalia que o público jovem está reconfigurando o conceito de ser dono e explorando alternativas de mercado que lhes permitam adquirir uma casa própria de uma forma mais acessível - uma característica de extrema importância considerando que o desafio de poupar para adquirir a casa própria faz com que os millennials se limitem a apenas 16% dos compradores de imóvel no país, de acordo com dados divulgados pelo DataZAP.

Sofia Gancedo, Cofundadora e COO da Bricksave

De olho nas demandas levantadas pelo público digital, as PropTechs foram obrigadas a se movimentar para evoluir em busca de sofisticação na última década, o que não só deu origem ao surgimento de novas plataformas de compra e venda de imóveis, mas também incentivou o uso de inovações como big data, geolocalização e criptomoedas no setor imobiliário.

Sofia ressalta que uma das últimas adições ao mercado foi a tokenização combinada com blockchain, que garante mais transparência e flexibilidade para ativos altamente líquidos e garante maior acesso a pequenos investidores. O processo, segundo a COO, consiste em criar uma representação digital do ativo para facilitar sua negociação no ambiente digital. Desta forma, o token gera uma série de códigos, baseados em regras e processos de identificação, que permitem a compra e venda do imóvel na sua totalidade ou em partes.

Ao reunir múltiplos investidores e agrupá-los para financiar grandes ativos imobiliários, os millennials têm a entrada no mundo imobiliário facilitada, pois alocam quantias menores para investimentos nos quais, de outra forma, seria muito mais difícil participar. Ao dividir o valor do imóvel em frações menores, a tokenização abre espaço para investidores iniciantes e com menos capital, como os millennials, e democratiza o acesso ao setor.

Com efeito, a adaptação do mercado imobiliário aos moldes da economia digital também impactaram o investimento em imóveis. As mudanças fizeram deste mercado uma alternativa mais atrativa para muitos millennials, que constituem 35% dos investidores em criptomoedas, segundo estudo realizado pela CoinGecko. Embora seja um ativo com alto potencial de lucro no curto prazo, costuma ser considerado mais volátil, o que acarreta maior risco.

Gancedo conclui pontuando que os millennials estão abrindo o caminho para um setor imobiliário pautado pela procura de alternativas acessíveis e tecnológicas e que desafia paradigmas estabelecidos, com os olhos postos num futuro financeiro mais sólido e contexto desafiante.

Leia também: A influência das emoções na decisão de compra no mercado imobiliário

Toluna - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme