MADE POSSIBLE BY

Powered by

BIC vence três Leões em Cannes com reescrita de Romeu e Julieta

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

20 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A BIC Brasil celebrou uma conquista histórica na edição 2025 do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions ao ganhar três Leões com a campanha “Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos”, desenvolvida pela agência VML Brasil.

O projeto, que marcou os 75 anos da icônica caneta BIC Cristal, reescreveu a peça *Romeu e Julieta*, de William Shakespeare, utilizando apenas uma caneta BIC Cristal Dura+ com o apoio de inteligência artificial e um braço robótico capaz de simular a caligrafia do autor inglês.

A campanha foi premiada com um Bronze na categoria Industry Craft (Art Direction: Print & Publishing) e dois Leões de Prata: um em Design (Brand Design: Special Editions & Bespoke Items) e outro em Print (Innovative and Adapted Use of Print & Publishing). Além dos prêmios, a campanha foi indicada em categorias como Illustration, Curation of Data, Innovative Use of Technology e Transformative Design.


Feita para reforçar o posicionamento da BIC como uma marca que promove a criatividade, valoriza a escrita manual e se conecta com a cultura, a reescrita da obra — um manuscrito de 212 páginas produzido em 20 dias — não só destacou a durabilidade da caneta, capaz de escrever até três quilômetros, como também despertou o interesse global pela convergência entre tradição e inovação.

O manuscrito foi doado ao Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, reforçando o legado cultural da campanha. Outro exemplar foi entregue pessoalmente à Royal Shakespeare Company, em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra — cidade natal de Shakespeare —, pelas mãos da equipe da BIC. O presente foi recebido por Jacqui O’Hanlon, vice-diretora executiva e diretora criativa da companhia teatral.

Segundo Rodrigo Iasi, diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina, a conquista reafirma que, mesmo após 75 anos, a marca segue relevante, criativa e conectada com as novas formas de contar histórias. Reescrever “Romeu e Julieta” com uma única caneta é mais do que um feito técnico — é uma declaração sobre o poder duradouro da escrita e da imaginação humana.

Leia também: BIC celebra 75 anos da BIC Cristal com campanha que une tradição e inovação

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar