Muitas mães brasileiras compartilham algumas curiosidades notáveis. Já ter passado por mil níveis no game Candy Crush, por exemplo, é uma delas. Outra é a zelosa atenção dispensada aos boletins e notícias sobre a vida das celebridades - um ponto que, quando observado com atenção, pode se tornar uma referência para campanhas de Marketing de Influência criadas especialmente para o Dia das Mães.
Cada vez mais, marcas e empresas utilizam a figura dos influenciadores para impulsionar ainda mais as vendas durante a data mais importante para o comércio no primeiro semestre. Para entender o impacto dessas campanhas, a Buzzmonitor monitorou as formas de utilização das figuras dos influencers em diferentes peças publicitárias em 2022.
Dados do estudo apontam que as marcas preferiram investir em nomes de grande alcance na mídia do que em influenciadores do nicho de maternidade, e o top 5 posts campeões em engajamento foi predominantemente formado por empresas do setor de moda:
1 - Lore Improta (14,9 milhões de seguidores, na ocasião) para a Trifil: 302.8 mil interações;2 - Tata Cocielo (10,4 milhões de seguidores) para a Recco Lingerie: 258.7 mil interações;3 - Nina Secrets (3,5 milhões de seguidores) para a Amaro: 55 mil interações;4 - Grazi Massafera (26 milhões de seguidores) para a Via Uno: 46 mil interações;5 - Grazi Massafera para a Monte Carlo Joias: 42.5 mil interações.Microinfluenciadores: os esquecidos no churrasco
Na lista dos top publieditoriais de Dia das Mães, a única marca a investir em uma micro influenciadora foi a Marisa. A varejista fez um conteúdo em parceria com Eva Lima (52.3 mil seguidores), que aborda temáticas como maternidade, empoderamento, Casa & Decor. Nesse contexto, evidencia-se a falta da diversidade nas campanhas, que têm pouca representação de minorias e produtos voltados para maternidades ou mulheres que se distanciam de estereótipos tradicionais.
Outro aspecto curioso revelado pela pesquisa foi encontrado no volume de postagens com hashtags relativas à data. Os picos de posts patrocinados ocorreram no dia 08/05 - Dia das Mães - e 04/05. As datas concentraram, respectivamente, 11,38% e 11,25% das publicações de todo o mês, o que indica que as marcas desejam impactar os filhos e filhas que deixaram para comprar o presente de última hora.
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