A área de Marketing vem passando por mudanças extremamente relevantes e significativas, impulsionadas principalmente pelo avanço da tecnologia, como a digitalização ampliada das redes sociais e às alterações nos hábitos e comportamento do consumidor.
Essas transformações demandaram que as organizações ajustassem suas abordagens para permanecerem atualizadas e competitivas. Modelos tradicionais como os 4 Ps de McCarthy precisaram ser revistos para abordagens mais focadas no cliente como os 4 Cs propostos por Robert F.Lautherborn.
Com a crescente popularidade de conteúdos visuais, plataformas de vídeos como YouTube e TikTok ganham cada vez mais adeptos, e as empresas agora estão apostando em conteúdo audiovisual para transmitir mensagens de maneira mais dinâmica e envolvente, captando o poder das histórias visuais para prender a atenção do público.

Outra área em ascensão é o marketing de influência, que se tornou uma estratégia bastante eficaz nos dias de hoje; consistindo em pessoas com uma considerável base de seguidores nas redes sociais promovendo diferentes produtos e serviços no mercado virtual. Essencialmente, essa técnica proporciona genuinidade juntamente com um alcance direcionado, possibilitando que as marcas atinjam segmentos específicos dentro do mercado-alvo.
Nos últimos anos houve também um crescimento significativo no setor do comércio eletrônico, devido à sua praticidade e à popularização dos dispositivos móveis entre os consumidores. Os negócios têm apostado em plataformas online e aplicativos móveis para simplificar o processo de compra e proporcionar aos clientes experiências mais agradáveis e opções variadas de pagamento.
Automatizar a área de marketing virou algo essencial para que as empresas consigam administrar de forma eficiente campanhas em grande escala. O emprego do big data viabilizou a customização de propostas e comunicações com base nos comportamentos e preferências dos consumidores, contribuindo para potencializar a efetividade das estratégias de marketing.
Dos 4 Ps para os 4 Cs: Uma nova perspectiva
Na década de 1960 foi apresentado o tradicional modelo dos 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) por E.Jerome McCarthy, focando na perspectiva do vendedor. A evolução do mercado e a mudança no comportamento dos consumidores geraram a necessidade de uma nova visão mais centrada no cliente, e Robert F.Latuerborn propôs, em 1990, os 4 Cs que realocam a atenção para o consumidor, significando:

Cliente (Desejos e Necessidades do Consumidor): Compreender e satisfazer as necessidades e anseios do cliente através da criação de produtos ou serviços que tragam verdadeiramente valor;
Custos: Considere os custos totais para o consumidor - não apenas o valor de compra – mas também aspectos como tempo e dedicação envolvida;
Conveniência: Tornar mais simples para o cliente acessar o produto ou serviço de modo a garantir que a compra seja feita da maneira mais conveniente possível.
Comunicação: Estabelecer uma conversação de mão dupla com o cliente para fomentar interações significativas e construir laços duradouros.
Essa mudança evidencia a transição de uma abordagem de marketing focada no produto para uma centrada no cliente, reconhecendo a relevância de colocar o consumidor no cerne das estratégias de marketing.
Exemplos globais de implementação dos 4 Cs
Empresas de todo o mundo têm adotado os 4 Cs para melhorar suas estratégias de marketing.
A Apple, por exemplo, tem um forte compromisso com a compreensão das demandas e anseios dos consumidores para criar produtos revolucionários que proporcionem praticidade e uma experiência de usuário excepcional.
Já a Amazon prioriza a conveniência em sua abordagem comercial ao proporcionar uma plataforma amigável aos usuários e eficiente entrega rápida de uma amplíssima variedade de produtos para atender às demandas dos consumidores de forma eficaz.

A Tesla aborda diretamente os clientes para obter feedback que ajuda a melhorar seus carros elétricos e serviços, garantindo que eles atendam efetivamente às necessidades dos consumidores.
Philip Kotler é frequentemente chamado de “pai do marketing modern". Sua contribuição para o desenvolvimento do marketing foi significativa ao destacar a importância de colocar o cliente no centro das estratégias e ao reconhecer a relevância dos 4 Cs nos dias de hoje. Ele defendeu que as empresas devem se concentrar em proporcionar valor aos clientes, compreendendo suas necessidades e cultivando relacionamentos sólidos a longο prazo.
Na última década houve transformações significativas no âmbito do marketing que têm requisitado das empresas a adoção de estratégias mais voltadas para o consumidor. A passagem dos 4 Ps para os 4 Cs ilustram essa mudança, evidenciando a relevância em compreender e suprir as necessidades dos clientes em um mercado dinâmico e sempre em transformação.
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