O iFood tem investido fortemente em Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a experiência dos consumidores e otimizar a operação de restaurantes e entregadores. Desde a personalização de recomendações até a previsão de demanda e a logística de entregas, a IA tem desempenhado um papel crucial na eficiência da empresa.
A IA do iFood analisa o comportamento dos usuários dentro do aplicativo para oferecer recomendações mais precisas e personalizadas. Com base no histórico de compras, horário de uso e preferências, o algoritmo sugere pratos, restaurantes e promoções que mais se enquadram no perfil do consumidor.
“Os usuários mais engajados chegam a passar cerca de uma hora dentro do aplicativo, navegando entre diferentes verticais como mercado, farmácia, pet shop e bebidas. A IA também identifica padrões de navegação e pode sugerir complementos aos pedidos, aumentando a conversão de compras”, contou Camila Alvarez, Head de Negócios do iFood Ads, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Logística otimizada para entregas mais rápidas
Outro grande ponto trabalhado pelo iFood é a logística impulsionada pela IA. O sistema prevê a demanda por pedidos em determinadas regiões e distribui melhor os entregadores, acelerando o tempo de espera. Além disso, a IA calcula rotas otimizadas, levando em consideração o trânsito, o clima e o número de pedidos simultâneos, garantindo entregas mais rápidas e eficientes.
“Inspirado em modelos internacionais, principalmente na China, o iFood tem explorado a gamificação dentro do aplicativo para aumentar a retenção dos usuários. Funcionalidades como desafios, missões e recompensas são utilizadas para o cultivo de compras recorrentes e a exploração de novas verticais dentro da plataforma”, contou Camila.
Para os restaurantes parceiros, a IA ajuda a prever a demanda e sugere ajustes no cardápio com base em tendências de consumo. Já os entregadores contam com ferramentas que indicam os melhores horários e locais para trabalhar, aumentando a eficiência e os ganhos.

O futuro da IA no iFood
Com a evolução da Inteligência Artificial, o iFood deve continuar investindo em novas tecnologias para melhorar a experiência do usuário e a eficiência operacional. O uso de chatbots inteligentes para atendimento ao cliente, o aprimoramento da previsão de demanda e a criação de novas experiências interativas são algumas das tendências que devem ser exploradas nos próximos anos.
“Temos um modelo de AI que é voltado pro checkout, que ele tem toda essa inteligência de entender o que que o consumidor já consumiu, ou então, que tipo de cesta que pode combinar com a cesta que ele está trabalhando, que ele está comprando naquele momento. Isso trouxe pra gente resultados bem expressivos e devemos investir em entender melhor essa jornada do consumidor”, contou a executiva.
O impacto da IA no iFood já é evidente, tornando uma plataforma não apenas um aplicativo de delivery, mas um ecossistema digital cada vez mais inteligente e conectado às necessidades dos consumidores.
Saiba mais sobre Como o iFood Ads está reinventando a experiência de compra com uso de Ads
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