Ciclos operacionais mais curtos, foco na testagem constante de diferentes protótipos e, acima de tudo, o desapego às estruturas hierárquicas rígidas. Estas são algumas das características das metodologias ágeis, conceito que aumenta em 28% o sucesso dos projetos desenvolvidos dentro dos moldes citados, de acordo com dados divulgados em uma pesquisa da consultoria PwC.
A crescente popularidade das metodologias ágeis pode ser explicada pela possibilidade de realizar ajustes e mudanças operacionais rápidas em áreas voláteis, em constante transformação, como é o caso do Marketing. O case da Agência Páprica Comunicação é um exemplo desta metamorfose.
Antes de aderir às metodologias ágeis, Renan Vargas, CEO da Agência, percebia que nos métodos de operação tradicionais, a gestão de projetos segue um modelo de cascata, que não pode ser dividido em ciclos. Neste formato, pequenas mudanças alteram toda a composição, interferindo no todo, além de ter etapas rígidas de desenvolvimento.
Sob a direção ágil, o cenário mudou completamente. Vargas conta que passou a perceber uma redução de riscos e de incertezas de projetos, aumentando a colaboração do time e melhorando a relação com o cliente. Dessa forma a empresa consegue responder de forma mais eficiente a eventuais ajustes nos projetos, aumentando a satisfação dos clientes e incrementando os resultados dessas iniciativas.
Contando as bênçãos, o CEO explica que a implementação de metodologias ágeis no atendimento permite que os clientes se relacionem com diversas pessoas em vez de um único responsável. Isso, segundo ele, tem trazido muitos benefícios em termos de planejamento e de produção, pois aproxima o cliente das pessoas e permite feedbacks constantes e iteração contínua entre todos os envolvidos.
Leia também: Como a Localiza substituiu o Marketing tradicional pelo Marketing ágil
COMPARTILHAR ESSE POST