Durante a Copa do Mundo, todos ficamos na torcida pela nossa seleção! Entre tantas notícias sobre a Seleção Brasileira, provavelmente você deve ter ouvido falar do termo REC 5, um conceito tático que vem sendo implementado pelo Tite, técnico do Brasil, como forma de recuperar a bola em até 5 segundos, evitando que o adversário avance, o que pressionaria a defesa e aumentaria o risco de levar gol.
Esse conceito tem muito a ver com o mundo dos negócios porque trata de resiliência, um dos fatores mais importantes de sucesso de um negócio. Empresas que aprendem e entendem como constantemente se adaptar têm maior chance de prevalecer relevante em seu segmento de atuação. Não necessariamente isso significa a necessidade de mudanças bruscas no negócio, afinal, uma Coca-Cola permanece uma Coca-Cola com o passar dos anos e, mesmo assim, não hesita em testar novos caminhos, conversas, formatos e até mesmo sabores (fica a dica para saber mais sobre a New Coke, uma dessas tentativas que falharam, mas não impediram a tentativa de se adaptar e se readequar à mudança de comportamento de consumo de refrigerantes).
No mundo dos negócios, as empresas precisam se preparar para dar respostas rápidas ao mercado. Assim como no mundo do futebol, quanto mais tempo você levar para ter um contra-ataque ou uma resposta a uma novidade ou perda de mercado, mais riscos você toma.
Mesmo confiando em suas fortalezas, como sua marca ou sua tradição de mercado, o que no comparativo com o futebol seriam seus zagueiros ou mesmo seu goleiro, quanto mais o time adversário avança, maiores as chances de gol.
E como recuperar rápido esse controle no mundo dos negócios?
Se o desenvolvimento de um produto leva tempo e pesquisa, por outro lado, a comunicação é instantânea. Busque entender a todo momento qual a melhor linguagem e o melhor canal para se comunicar com seu consumidor.
Teste sempre, e erre rápido (fail fast). Se não deu certo, volte do jeito que estava até encontrar um jeito melhor de fazer, seja aquele atendimento, discurso de vendas ou a descoberta do melhor mix e oferta ao mercado.
Se o concorrente faz barulho do outro lado da rua, com ofertas e promoções, não se iniba, reaja. Vai dar certo sempre? Nem tanto.
Para se ter uma ideia, mesmo o tal do REC 5, não funciona o tempo todo, sendo efetivo em apenas 20% dos casos em que o time perde a bola. Porém, mesmo que não seja completamente efetivo, o mais importante é o mindset de rápida recuperação. E se o risco de levar um gol da concorrência já fica 20% menor, já vale a pena, não é mesmo?
COMPARTILHAR ESSE POST