Para ajudar emissores e credenciadores de cartões com campanhas de Marketing customizadas, a Visa desenvolveu o Visa Marketing Platform (VMP), uma plataforma que cria campanhas segmentadas e personalizadas de acordo com o comportamento transacional de cada consumidor. A tecnologia, criada em 2021, fornece insights a partir de dados fornecidos por bases cadastrais de programas de fidelidade e benefícios e também por informações compartilhadas por emissores e credenciadores seguindo rigorosamente os requerimentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Estes insights são processados, organizados e direcionados por uma equipe de especialistas em Data Science, Marketing e Tecnologia que oferece o serviço de inteligência, permitindo a elaboração de jornadas de comunicação customizadas dentro da solução conforme a etapa do ciclo de vida de cada consumidor.
A solução registrou índices médios de abertura de e-mails de 20% e CTR que chegam a 40%. Neste período, a tecnologia também já realizou campanhas com mais de 10 emissores diferentes, chegando a 50 milhões de impactos (comunicações). “Com o Visa Marketing Platform, emissores e credenciadores encontram uma alternativa para realizar suas campanhas e ações de Marketing com dois elementos básicos: e-mail do consumidor e informações da credencial de pagamento, que vêm com o devido consentimento para o uso desses dados”, afirma Carla Mita, vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil.
A integração de diversas áreas da Visa para o desenvolvimento e implementação das estratégias é uma das estratégias que deu mais certo. O departamento de Marketing se dedica ao desenvolvimento criativo das campanhas e à tecnologia utilizada para sua ativação.
Já a inteligência de dados e segmentação da base, por exemplo, é realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da Visa, que determina que tipo de público receberá quais mensagens e assegura que consumidores recebam campanhas totalmente customizadas, como ofertas especiais e conteúdo educativo, de acordo com seu perfil e hábitos de consumo
“O VMP é um exemplo claro de como a Visa tem trabalhado para melhor atender seus clientes, utilizando o que há de mais atual em data science, inteligência de mercado e tendências de Marketing. Unindo nossas expertises conseguimos atender as demandas dos emissores e credenciadores e chegamos ao consumidor final de forma mais direta, objetiva e estratégica”, conclui Mita.
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