MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Como a Turkish Airlines usa IA para transformar a aviação

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

2 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A Turkish Airlines está redefinindo o que significa ser uma companhia aérea no século 21. Em um movimento pioneiro no setor da aviação, a principal empresa aérea da Turquia adotou o Red Hat OpenShift AI, tornando-se uma das primeiras do mundo a implementar inteligência artificial em escala aberta e colaborativa para transformar profundamente suas operações, do atendimento ao cliente à otimização de rotas e manutenção.

Com voos para 353 destinos e quase 90 mil funcionários, a Turkish Airlines buscava mais do que digitalizar processos: a missão era criar uma infraestrutura ágil, escalável e orientada por dados, capaz de lidar com as exigências crescentes do mercado global. E encontrou na plataforma open source da Red Hat o caminho para fazer isso com autonomia, sem dependência de fornecedores e com potencial de crescimento exponencial.

Eficiência e velocidade como diferenciais competitivos

Antes da adoção do Red Hat OpenShift AI, a criação de ambientes para projetos de dados e IA levava horas. Hoje, a Turkish constrói esses mesmos ambientes em minutos, dobrando a velocidade de implantação de novas tecnologias. Essa agilidade permitiu à empresa colocar mais de 60 modelos de IA em produção e iniciar o desenvolvimento de outros 40 — com mais de 200 profissionais já envolvidos em projetos de inteligência artificial.

Entre os avanços concretos estão modelos de precificação dinâmica mais precisos, otimizando a venda de passagens; prevenção de fraudes em transações e no programa de fidelidade; chatbots com LLMs open source, aprimorando o atendimento ao cliente; Designação de aeronaves baseada em IA, com economia de combustível e insights operacionais em tempo real, melhorando pontualidade e gestão de solo.

Outro diferencial do projeto é a escolha por uma plataforma de código aberto, o que garante flexibilidade, evita o lock-in com fornecedores e permite que a Turkish Airlines avance com sua estratégia de nuvem híbrida. A visão apresentada é clara: IA não deve ser uma caixa preta, mas uma tecnologia transparente, auditável e em constante evolução.

IA que capacita pessoas, não substitui

A abordagem da Turkish Airlines está alinhada a uma tendência crescente entre empresas que buscam agilidade sem abrir mão do controle estratégico, mas ao contrário do que muitos imaginam, o foco da marca não está apenas em automatizar processos, mas em capacitar seus profissionais. 

A plataforma foi desenhada para permitir que equipes de negócios também possam desenvolver soluções de IA, sem depender integralmente dos times técnicos. Isso tem ampliado a autonomia e fomentado uma cultura de inovação interna baseada em colaboração e experimentação.

A empresa também implementou monitoramento automatizado, pipelines personalizados e escalabilidade inteligente. Assim, liberou suas equipes de operações para se concentrarem em projetos de maior valor, criando um ecossistema onde tecnologia, pessoas e dados trabalham em sintonia.

Leia também: Entre agentes autônomos e ética social: os dilemas reais da IA em 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme