MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

CMOs não estão satisfeitos com a atuação dos times em Marketing de Influência

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

3 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Que o Marketing de Influência é relevante, disso não há dúvida. Mas qual é o nível de importância dada à disciplina entre os executivos que planejam e executam as estratégias que vão parar nas redes sociais e em tantos outros canais de mídia?

Para se ter uma ideia, 81% dos CMOs entrevistados pela Data-Makers no estudo “Líderes de Marketing e Marketing de Influência”, conduzido em parceria com a CDN, confirmam que o tema é, de fato, importante, mas apenas 30% deles estão plenamente satisfeitos com a atuação de seus times na modalidade.

Para a maioria dos entrevistados (61%), a citada importância está atrelada ao efeito "Melhora no conhecimento e imagem de marca", principal motivador para ações de marketing de influência por sete entre dez CMOs entrevistados.

“Resultados de negócios” (61%) e “alcance de um público diferente” (52%) também foram indicados como efeitos palpáveis com o Marketing de Influência. Neste panorama, há uma preocupação comum em buscar associações positivas com o endosso da imagem de influenciadores de sucesso e boa reputação.

Dificuldades e desafios

Por outro lado, o baixo índice de satisfação relatado pelos CMOs está atrelado às dificuldades específicas da modalidade. 64% dos entrevistados citaram o desafio de encontrar o influenciador certo para a marca como a principal dificuldade na hora de executar as estratégias de influência.

O que chama a atenção, no entanto, é que 47% das áreas de Marketing ainda usam coleta de dados não-estruturada para a tomada de decisão, enquanto 40% utilizam o julgamento do próprio time e apenas 19% contratam pesquisas externas.

Isso significa que menos de um quinto dos entrevistados se apoia em estudos de mercado para decidir o influenciador, o que revela a necessidade de profissionalizar áreas e eliminar vieses de julgamentos nessas escolhas.

Outro desafio apontado como importante é o risco relacionado com a credibilidade do influenciador (39%). Apesar desse receio, apenas 9% dos CMOs entrevistados afirmaram ter tido crise de imagem ou algum problema de reputação com influencers.

As experiências mais críticas nesse aspecto são desempenho do contratado abaixo do esperado (38%), campanha com resultado aquém do previsto (34%) e falta do cumprimento do acordo (22%). Aliás, 30% dos CMOs avaliaram como negativas suas ações com influenciadores, 51% neutras e 18% positivas.

Segundo Fábio Santos, CEO da CDN, a escolha do influenciador é, de fato, um dos maiores desafios no marketing de influência, e a melhor abordagem para o problema é não seguir fórmulas prontas. Cada cliente, cada necessidade, cada objetivo pede uma solução específica.

Leia também: A Importância do Marketing de Influência na Era Digital

Spark - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme