MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

ChatGPT lança recurso específico para pesquisa de compras

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

24 de nov. de 2025

CATEGORIA

Notícias

ChatGPT lança recurso específico para pesquisa de compras
ChatGPT lança recurso específico para pesquisa de compras
ChatGPT lança recurso específico para pesquisa de compras

O ChatGPT, da OpenAI, ganha a “pesquisa de compras”, uma funcionalidade que permite ao usuário buscar produtos em diferentes sites, acessar links diretos e concluir a compra. A novidade amplia o papel da ferramenta como ponto de partida para decisões de consumo, integrando busca, comparação e recomendação em uma única experiência.

Ao digitar um prompt de comando específico para a compra, como “um aspirador silencioso, um monitor para home office ou um presente para uma criança”, a inteligência artificial entrega uma lista de produtos relevantes, organizada a partir de critérios como categoria, características e especificações do item. 

Assim como nas buscas tradicionais, o sistema interpreta intenções, filtra resultados e apresenta opções de forma direta. O mecanismo também aprofunda o movimento da OpenAI de transformar o ChatGPT em uma camada operacional entre consumidores e a internet. 


Quando o usuário pede pelo aspirador sem fio mais silencioso para um apartamento pequeno, a IA identifica modelos adequados, combina dados técnicos e oferece links de compra de diferentes varejistas. 

No anúncio oficial, a OpenAI afirma que vai liberar “uso quase ilimitado” da nova funcionalidade para todos os planos (Free, Plus, Pro etc.) durante a temporada de fim de ano (“through the holidays”).

A chegada do recurso ocorre poucos meses após o lançamento do Atlas, navegador da OpenAI que passa a disputar espaço com Google e Microsoft em consultas do dia a dia. A pesquisa de compras funciona dentro da mesma lógica já conhecida pelos usuários: 

Nos últimos meses, a empresa vem acelerando a integração de funcionalidades que reorganizam a maneira como o público interage com informação e serviços online. A pesquisa de compras se insere nessa estratégia, ampliando o alcance do ChatGPT em contextos práticos e cotidianos. 

Leia também: Mattel e OpenAI lançam parceria inédita com IA



COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme