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Chatbots se destacam nas estratégias de receita, segundo 8D Hubify

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

24 de mai. de 2024

CATEGORIA

Negócios

Com a IA, os chatbots têm avançado em personalização e qualificação das conversas, e é no WhatsApp que essas estratégias mais têm sido utilizadas: 85% da implementação de Whatsapp bots contam com recursos de IA generativa como modelos de linguagem natural e “copilotos”. Os dados são da 8D Hubify, agência de Revenue Operations que integra estratégias de Marketing, Vendas e Sucesso do Cliente, e foram apresentados na última semana durante o 10º Congresso de Marketing da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).

Em uma análise comparativa entre os resultados em atração e conversão de novos clientes, a pesquisa mostra, ainda, que chatbots de inteligência artificial são cinco vezes mais eficazes que métodos convencionais usados para gerar oportunidades de negócios em dispositivos móveis.

“Conforme a tecnologia foi melhorando e as pessoas foram ficando cada vez mais acostumadas a usar ferramentas como o WhatsApp para se comunicar, os chatbots naturalmente passaram a ser mais utilizados por conta da conveniência de acessar a conversa na palma da mão. O diferencial hoje é o nível de personalização dessa conversa. Saímos da era da mensagem de um para vários e entramos na era da conversa um a um”, contextualiza Fabio Duran, CEO da 8D Hubify.

Volume x personalização

Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, no último ano foi produzido o dobro de bots em relação a 2022. Ao todo, foram 671 mil em 2023 - sendo 144 mil ativos durante o ano. Se compararmos a 2018, que teve produção de 17 mil bots, há um salto de 40 vezes em cinco anos. Os dados demonstram um crescimento expressivo do Marketing conversacional.

Porém, com tanto volume de conversas, Duran defende a qualificação do relacionamento com clientes e ressalta a necessidade de integrar diferentes setores e informações para personalizar o contato:

O CEO da 8D Hubify pontuou que não importa se no funil da empresa ela está no momento de buscar um produto, de comprar ou de ser atendida. Essa integração permite à empresa conhecer melhor a pessoa e proporcionar uma comunicação mais assertiva e integrada. Ele cita exemplos de empresas que, ao se comunicarem com clientes, não mantêm unidade nas conversas ou desconsideram informações que foram previamente enviadas, o que causa uma experiência ruim e acaba afugentando clientes e receita.

Leia também: Como gerir projetos de Marketing digital considerando o comportamento do consumidor

Marketing Conversacional

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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