MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Cerveja: Brahma é a mais consumida, mas Heineken é a favorita dos brasileiros

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

14 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Cerveja: Brahma é a mais consumida, mas Heineken é a favorita dos brasileiros
Cerveja: Brahma é a mais consumida, mas Heineken é a favorita dos brasileiros
Cerveja: Brahma é a mais consumida, mas Heineken é a favorita dos brasileiros

Cerca de 61% dos brasileiros consomem cerveja de algum modo – raramente, de forma moderada, ou diariamente. É o que aponta um levantamento realizado pela Brazil Panels.As empresas ouviram 1.715 respondentes de todas as regiões do país e montaram um compilado de informações acerca do consumo nacional da bebida.

No que diz respeito à frequência de consumo, 13,1% dos entrevistados disseram beber cerveja de duas a três vezes por semana, enquanto 16,15% bebem semanalmente. 8,9% dos consumidores apreciam a bebida de uma a três vezes por mês, e 19,4% consomem raramente, sem periodicidade definida. 3,5% disseram consumir diariamente.

As marcas de cerveja mais consumidas regularmente no Brasil incluem Brahma (43,1%), Heineken (40,6%), Skol (36,6%), Amstel (33,2%) e Budweiser (28,8%). Em seguida, aparecem Antarctica (27,6%), Itaipava (26,5%), Stella Artois (18%), Petra (16,7%), Original (16,4%) e outras marcas* (30%).

Variações no ranking de consumo

Existem, no entanto, variações pontuais entre as marcas mais consumidas e as preferidas do público. Neste contexto, o posto de cerveja favorita dos brasileiros pertence à Heineken, citada por 16,7% dos entrevistados e 0,5% acima da Brahma, segunda colocada no ranking (16,2%). Skol (14,2%), Antarctica (7,4%), Budweiser (7,4%) fecham o Top 5.

No recorte por faixa etária, a Heineken é a cerveja mais consumida entre os jovens de 18 a 24 anos (68,8%) e de 25 a 34 anos (61,1%). Já a Brahma se destaca entre todas as outras faixas etárias: 44% dos consumidores entre 35 e 44 anos, 42,6% entre 45 e 54 anos, 44% entre 55 e 64 anos e 34,5% acima de 65 anos.

No aspecto regional, a Heineken lidera a preferência dos consumidores nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. A Brahma é a favorita nas regiões Sul e Sudeste, enquanto a Skol se destaca na região Norte. As três marcas são as únicas frequentantes dos Top 5 relacionados a todas as regiões do país.

Na avaliação de Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels, Heineken, Brahma e Skol são as três marcas de maior destaque no país. Isso porque a recorrência indica uma forte aceitação nacional, refletindo a popularidade dessas marcas entre os consumidores brasileiros, independentemente das diferenças regionais. 

Para explicar o que há por trás das variações, os entrevistados foram convidados a elencar fatores mais relevantes na escolha de uma marca de cerveja. O sabor foi o grande campeão neste recorte, mencionado por 61,6% dos entrevistados. Preço (17,1%), qualidade premium (11,1%), tradição da marca (7%) e disponibilidade (2,5%) também foram citados.

No recorte social, os principais fatores de escolha para a classe A são o sabor (48,6%) e a qualidade premium (27,9%), seguidos pelo preço (17,6%) e a tradição da marca (4,4%). Sabor e preço são os dois principais aspectos de decisão para os membros das classes B (62,8%/16,4%), C (63,9%/15,3%) e D/E, (58,8%/22,7%).

Leia também: Brahma transforma camisas de futebol em ícones da moda

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme