Cerca de 61% dos brasileiros consomem cerveja de algum modo – raramente, de forma moderada, ou diariamente. É o que aponta um levantamento realizado pela Brazil Panels.As empresas ouviram 1.715 respondentes de todas as regiões do país e montaram um compilado de informações acerca do consumo nacional da bebida.
No que diz respeito à frequência de consumo, 13,1% dos entrevistados disseram beber cerveja de duas a três vezes por semana, enquanto 16,15% bebem semanalmente. 8,9% dos consumidores apreciam a bebida de uma a três vezes por mês, e 19,4% consomem raramente, sem periodicidade definida. 3,5% disseram consumir diariamente.
As marcas de cerveja mais consumidas regularmente no Brasil incluem Brahma (43,1%), Heineken (40,6%), Skol (36,6%), Amstel (33,2%) e Budweiser (28,8%). Em seguida, aparecem Antarctica (27,6%), Itaipava (26,5%), Stella Artois (18%), Petra (16,7%), Original (16,4%) e outras marcas* (30%).
Variações no ranking de consumo
Existem, no entanto, variações pontuais entre as marcas mais consumidas e as preferidas do público. Neste contexto, o posto de cerveja favorita dos brasileiros pertence à Heineken, citada por 16,7% dos entrevistados e 0,5% acima da Brahma, segunda colocada no ranking (16,2%). Skol (14,2%), Antarctica (7,4%), Budweiser (7,4%) fecham o Top 5.
No recorte por faixa etária, a Heineken é a cerveja mais consumida entre os jovens de 18 a 24 anos (68,8%) e de 25 a 34 anos (61,1%). Já a Brahma se destaca entre todas as outras faixas etárias: 44% dos consumidores entre 35 e 44 anos, 42,6% entre 45 e 54 anos, 44% entre 55 e 64 anos e 34,5% acima de 65 anos.
No aspecto regional, a Heineken lidera a preferência dos consumidores nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. A Brahma é a favorita nas regiões Sul e Sudeste, enquanto a Skol se destaca na região Norte. As três marcas são as únicas frequentantes dos Top 5 relacionados a todas as regiões do país.
Na avaliação de Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels, Heineken, Brahma e Skol são as três marcas de maior destaque no país. Isso porque a recorrência indica uma forte aceitação nacional, refletindo a popularidade dessas marcas entre os consumidores brasileiros, independentemente das diferenças regionais.
Para explicar o que há por trás das variações, os entrevistados foram convidados a elencar fatores mais relevantes na escolha de uma marca de cerveja. O sabor foi o grande campeão neste recorte, mencionado por 61,6% dos entrevistados. Preço (17,1%), qualidade premium (11,1%), tradição da marca (7%) e disponibilidade (2,5%) também foram citados.
No recorte social, os principais fatores de escolha para a classe A são o sabor (48,6%) e a qualidade premium (27,9%), seguidos pelo preço (17,6%) e a tradição da marca (4,4%). Sabor e preço são os dois principais aspectos de decisão para os membros das classes B (62,8%/16,4%), C (63,9%/15,3%) e D/E, (58,8%/22,7%).
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