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Case FreeCô: como um produto inusitado conquistou o mercado

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

24 de mar. de 2025

CATEGORIA

Cases

Case FreeCô: como um produto inusitado conquistou o mercado
Case FreeCô: como um produto inusitado conquistou o mercado
Case FreeCô: como um produto inusitado conquistou o mercado

Como transformar um momento constrangedor em uma oportunidade de negócio? A FreeCô, marca do grupo Freebrands, encontrou uma lacuna no mercado de limpeza que a fez ir além de um desodorizador. Nos últimos 10 anos, a empresa vem se destacando no mercado brasileiro ao longo dos anos com estratégias de Marketing bem definidas e produtos diferenciados. 

A empresa criou um produto que forma uma barreira na superfície da água do vaso sanitário, impedindo que maus odores se espalhem. Com uma proposta irreverente e comunicação bem humorada, a FreeCô conquistou consumidores ao transformar um item de necessidade em uma solução prática e discreta para o dia a dia. Além do carro-chefe, a marca expandiu seu portfólio com novas inovações e produtos voltados para diferentes necessidades, como lenços umedecidos e protetores de assento, mantendo sua identidade inovadora no mercado.

Dentre os produtos da FreeCô, a versão original se diferencia por um detalhe curioso. “É o único da linha cujo nome não remete à fragrância. Embora chamado de "Original", sua fragrância é de capim-limão, resultado de pesquisas que indicaram a preferência dos consumidores brasileiros por esse tipo de aroma para limpeza doméstica. Essa escolha foi estratégica para criar uma associação natural entre o frescor da fragrância e a proposta do produto. Além disso, o nome "Original" reforça a identidade pioneira da marca no segmento”, contou Augusto “Guto” Cunha, diretor de Marketing da FreeBrands, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A complexidade de introduzir um novo produto

A entrada da FreeCô no mercado foi um desafio. Há dez anos, a internet já era uma realidade, mas as redes sociais ainda estavam em crescimento. A estratégia de Marketing adotada buscou evitar a necessidade de educar o consumidor sobre o produto, apostando na diversão e na comunicação envolvente para criar uma aceitação espontânea. Decidimos que não íamos educar as pessoas. Íamos brincar com o produto, e as pessoas acabariam entendendo como ele funciona", contou Guto.

A empresa percebeu que, ao invés de focar apenas na funcionalidade, era importante criar um apelo emocional e até humorístico para engajar o público. O nome do produto, a embalagem e a comunicação foram desenhados para despertar curiosidade e conversas entre os consumidores.

A empresa utilizou diversas frentes de Marketing para ampliar seu alcance, explorando influenciadores e campanhas digitais. O Facebook teve um papel fundamental na divulgação inicial, mas não era tão popular na época como hoje. "O Facebook foi muito importante para nós. Na época, a mídia paga nele era muito barata", contou. 

A FreeCô investiu em conteúdos interativos e em parcerias com criadores de conteúdo, que ajudaram a ampliar a visibilidade do produto. A comunicação nas redes sociais sempre buscou ser leve, divertida e direta, incentivando o compartilhamento e a viralização. Além disso, a empresa sempre esteve atenta às tendências digitais e soube adaptar sua abordagem conforme novas plataformas surgiram.

Diferenciação e Identidade Visual

A identidade visual é um dos pilares da FreeCô. Seus produtos são facilmente reconhecíveis pelo design das embalagens e pela escolha das fontes e cores. "A nossa marca tem uma identidade visual muito forte, e isso evita que precisemos registrar patentes o tempo todo". Essa identidade forte evita a necessidade de registro de patentes para cada inovação, apostando na confiança dos consumidores na marca original. 

Segundo Guto, esse aspecto visual não é apenas estético, mas estratégico: ele comunica a proposta do produto de forma instantânea e cria um vínculo de reconhecimento no mercado. A FreeCô acredita que, ao construir uma identidade marcante, ela reduz a necessidade de explicar constantemente sua proposta de valor para novos consumidores.

A FreeCô enxerga oportunidades no segmento de higiene e limpeza e estuda formas de desenvolver produtos que atendam às necessidades reais do dia a dia. Além disso, há planos para explorar parcerias estratégicas e colaborações com outras marcas que possam complementar o portfólio da empresa. “Tentamos muitas vezes fazer collabs, mas poucos são os que se abrem para ter relação com um momento tão íntimo. É um tabu a ser quebrado também pelo mercado”, apontou.

Projeções futuras e internacionalização

Olhando para o futuro, a FreeCô já tem planos para 2025 e 2026, incluindo a possibilidade de internacionalização. Uma das dificuldades desse processo é a diferença cultural em relação à higiene e ao cuidado com cheiros, mais presente no Brasil do que em outros países. "Lá fora, as pessoas não se preocupam tanto com cheiro quanto no Brasil. Então a temos que encontrar uma forma de adaptar isso", explicou o Diretor de Marketing da Freebrands. 

Assim, a empresa estuda formas de utilizar a comunidade brasileira no exterior para ampliar a penetração da marca em novos mercados. Guto acredita que a identidade divertida e funcional do produto pode ser um diferencial competitivo fora do Brasil, mas a estratégia de comunicação precisará ser ajustada para cada mercado-alvo.

Para fazer isso, utilizará de suas experiências no mercado. Algumas lições importantes incluem a importância da diferenciação de produto, a força de uma identidade visual marcante e a necessidade de acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor para manter a relevância da marca. "O segredo do sucesso não está só no produto. Está na forma como comunicamos e apresentamos ele para o público", afirmou. 

O executivo reforça que o segredo do sucesso não está apenas na qualidade do produto, mas também na forma como ele é apresentado e comunicado ao público. “Adaptabilidade, criatividade e consistência são fatores-chave para continuar crescendo e inovando”, concluiu.

Leia também: Case Baly: de Santa Catarina para as gôndolas de toda a América

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

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