MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Busca por economia leva 47% dos brasileiros a abandonar suas marcas favoritas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

15 de fev. de 2024

CATEGORIA

Notícias

As idas dos brasileiros aos supermercados tendem a ser eventos bastante únicos. Isso porque a compra deste mês será diferente da realizada no mês anterior e outras mudanças certamente serão observadas durante a próxima compra. Por trás deste cenário de transformações, há um agente comum: o preço.

Em função da alta variação de preços, 47% dos brasileiros tendem a abandonar as marcas que costumavam e optar por opções mais baratas. É o que aponta o estudo “Hábitos e Costumes: Consumidores de Supermercado e Atacarejo”, divulgado pelo Qualibest. O instituto ouviu brasileiros responsáveis pelas compras do lar.

Perguntados sobre suas próprias percepções quanto aos gastos em supermercados, 40% dos entrevistados disseram estar gastando mais hoje do que no passado. Destes, 34% dizem gastar mais e comprar menos, enquanto 15% afirmam estar adquirindo a mesma quantidade de produtos de outrora.

Do outro lado da moeda, 30% dos respondentes afirmam estar gastando menos. Neste cenário, porém, apenas 6% dizem estar comprando mais produtos, enquanto 13% percebem que estão adquirindo a mesma quantidade de antes e 24% apontam para um cenário de aquisição de menos ítens.

Tais variações despertam nos brasileiros uma outra tendência: a pesquisa de preço. 43% dos respondentes disseram procurar por estabelecimentos onde podem encontrar um determinado produto pelo menor preço e 36% pesquisam ofertas antes de sair para comprar.

Onde as compras acontecem 

Os estabelecimentos físicos de redes de supermercados e hipermercados (94%), mercadinhos (92%), hortifrutis (88%) e atacarejos continuam sendo os principais locais de compra (85%) mesmo com a disponibilidade de compra em sites e aplicativos desenvolvidos para as empresas do setor.

A pesquisa aponta que os supermercados e hipermercados são os favoritos para a compra de todos os tipos de produtos analisados pela pesquisa, desde os alimentos básicos (82%) até os produtos de higiene e beleza (76%). Já os mercadinhos de bairro aparecem na segunda posição em quase todas as categorias de compra, exceto alimentos básicos e higiene e beleza, nas quais perde em preferência para os atacados e atacarejos.

Segundo os entrevistados pelo Qualibest, “variedade”, “preço” e “qualidade” são algumas das palavras que definem a experiência de comprar em um supermercado/hipermercado. Já a compra nos mercadinhos de bairro foram definidas com os termos “proximidade”, “facilidade” e “perto de casa”, enquanto as compras nos atacarejos foram resumidas pelos termos “barato”, “promoções” e “economia”.

Leia também: Quase metade dos supermercados apostam no WhatsApp como forma de divulgar ofertas

Marketing Conversacional

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme