Estratégias omnichannel nunca foram tão relevantes quanto são agora, e as datas sazonais, como o próximo Dia dos Pais, ajudam a entender o porquê: enquanto 64% dos entrevistados pela Opinion Box pretendem utilizar os sites para buscar o presente ideal, 48% levarão a procura às lojas físicas.
De modo geral, a pesquisa aponta que 59% dos entrevistados têm a intenção de presentear no dia 11 de agosto. Esta vontade, aliás, está movendo os consumidores a agir antes do esperado: 26% dos respondentes declararam já estar pesquisando produtos para a ocasião, e outros 39% pretendem começar a procurar por presentes nos 30 dias que antecedem a data.
A projeção de buscas precoces cria espaço para que as marcas saiam na frente ao antecipar os planos de vendas para a data, em especial, as promoções. Isso porque “bons preços/promoções” foram citados por 33% dos entrevistados como o principal motivador de escolha de uma loja durante o processo de compra.
Curiosamente, outros fatores, como a garantia de qualidade do produto (11%) e a afinidade com uma loja já conhecida (8%), não foram endossados pelos entrevistados. O panorama descreve um consumidor assustado, disposto a dar passos mais cautelosos como uma resposta às intempéries econômicas. A maioria dos respondentes (33%) planeja gastar valores que variam entre R$101 e R$200.
Por outro lado, entre os motivos que os fariam desistir de uma compra, os entrevistados citaram a falta de confiança em uma loja ou site (53%), taxas de frete ruins (50%), avaliações negativas no site ou nas redes sociais (49%), notas baixas em sites de reputação (48%) e falta de detalhes sobre os produtos (47%), como os principais.
O setor de moda e acessórios segue liderando a categoria de produtos mais buscados para a ocasião, citada por 47% dos consumidores. Fecham o Top 3: esportes (24%), beleza e cosméticos (22%), eletrônicos e informática (20%) e alimentos e bebidas (20%).
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