É preciso ser criativo para encontrar uma definição para a criatividade, considerada um talento nato por uns e adquirido para outros. No entanto, dentro deste mundo de possibilidades e definições, uma coisa é certa: 76% dos brasileiros se consideram criativos, e a crescente influência da tecnologia está contribuindo para o desenvolvimento profissional em campos como a comunicação visual.
O dado foi divulgado em um estudo publicado pelo Canva em parceria com o Ipsos, que aponta outros insights sobre a relação do brasileiro com as artes gráficas. Nesse sentido, 66% dos brasileiros se sentem confiantes em suas habilidades de design gráfico, o que indica que essa competência vai além da criação de imagens visuais.
Além disso, os resultados obtidos pela pesquisa revelam que 95% dos brasileiros têm interesse em aprimorar suas habilidades de design, refletindo o desejo de expandir conhecimentos nessa área e explorar todo o seu potencial.
O alto nível de interesse no setor pode dar origem a diferentes oportunidades e transformações. Para o Diretor do IED Brasil, Gianfranco Pisaneschi, o pensamento voltado para o design nas diferentes esferas profissionais ainda é algo novo, mas extremamente necessário em um cenário atual de problemas complexos e uma visão cartesiana focada, que não consegue solucioná-los.
Pisaneschi prossegue, ressaltando que ao aplicar o design no cotidiano, os brasileiros têm a oportunidade de melhorar não apenas a estética de ambientes e produtos, mas também de impactar positivamente a sociedade.
Nesta lógica, as habilidades criativas tornam-se poderosas ferramentas para promover a sustentabilidade, aprimorar a experiência do usuário e criar espaços e produtos mais funcionais e visualmente agradáveis, criando, no processo, conexões mais significativas com o humano, peça central do futuro do design.
Leia também: 89% dos brasileiros concordam que a IA pode aumentar a criatividade
COMPARTILHAR ESSE POST