MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Brasileiros querem reformar a casa, mas esbarram em orçamentos salgados

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

28 de ago. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Durante a pandemia, os lares brasileiros foram transformados em redutos de proteção contra os perigos externos. Em função do aumento do tempo passado em casa, 68% dos brasileiros realizaram algum tipo de reforma domiciliar, como reparos estruturais e intervenções estéticas, conforme aponta uma pesquisa realizada pela Casa do Construtor em parceria com a AGP Pesquisas.

Três anos após o início da pandemia, as reformas preservam relevância e despontam como tendências. 63% dos entrevistados pela Casa do Construtor confirmam ter realizado algum tipo de reforma nos últimos 12 meses (perda de apenas 5% em relação a 2020), mesmo considerando que 63% dos respondentes trabalham presencialmente e apenas 12% remotamente.

Neste contexto, reparos em virtude de rachaduras, infiltrações, parte elétrica ou quaisquer outros motivos pontuais representam 22% das respostas. Já as intervenções estéticas, como pintura e decoração, foram citadas por 15% dos entrevistados. Além disso, o estudo identificou que o banheiro/lavado (44%) foi o cômodo mais alterado em 2023, enquanto o quarto, campeão de reformas em 2021, apresentou queda de 13%, passando de 55% para 42%.

Quanto à intenção de futuras obras, nos próximos seis meses, os números deste ano apresentam poucas diferenças em relação a 2021, 69% ante a 70%. Mais uma vez, o banheiro/lavabo se destaca, com 30% das intenções, em 2021, e 35% em 2023. A cozinha fica em segunda posição, com 32% ante 36%.

O fator orçamento 

Naturalmente, para muitos brasileiros, o custo dos materiais de construção e da contratação de mão de obra adia os planos de reformar a casa. Para mais da metade dos entrevistados, a maior dificuldade é o orçamento, sobretudo para as classes C e D, enquanto a dificuldade em contratar mão de obra ocupa a segunda posição.

Os dois aspectos com maior percentual também aparecem no âmbito da resposta à pergunta "pensando em obras e reformas de forma geral, você acredita que a pandemia trouxe impactos ou melhorias?". Para 62% dos consultados, a pandemia tornou a matéria-prima mais cara. Já 32% reafirmaram a dificuldade em obter mão de obra.

Para Altino Cristofoletti Junior, CEO e sócio fundador da Casa do Construtor, os cuidados com as residências são hábitos que vieram para ficar e continuam em alta em função de um desejo geral de deixar os espaços mais adequados para uma série de atividades, o que acaba estimulando não apenas a construção civil, como a demanda por outros mercado associados, como decoração e design.

O CEO também chama a atenção para a resiliência do mercado de pequenas e médias reformas o que expressa um desejo latente de aprimoramento e embelezamento dos lares. Segundo ele, melhores sistemas de acesso a crédito, juros mais competitivos e menor carga tributária possibilitariam um desenvolvimento ainda maior.

Leia também: Mastercard aponta desafios para a inclusão financeira na América Latina

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme