MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Black Friday: Shopee, Amazon e Mercado Livre investem na TV para atrair clientes

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

8 de nov. de 2023

CATEGORIA

Criatividade

No universo do Marketing, o velho ditado “quem é rei nunca perde a majestade” adquire sentidos bastante únicos. No caso dos canais de divulgação escolhidos por grandes marcas de varejo para a Black Friday, por exemplo, a “rainha” televisão registra bons números ano após ano.

O número de anúncios relacionados à data na TV aberta cresceu 14,7% de 2021 para 2022, levando em conta as inserções dos 15 dias que antecederam o evento em ambos os anos, aponta um estudo recém-divulgado pela Tunad. Para a Black Friday deste ano, projeta-se uma continuidade dessa tendência com um crescimento estimado de 10% nas inserções em relação ao mesmo período de 2022.

O estudo aponta, também, que em 2022, a Shopee foi a marca que mais fez anúncios relacionados à Black Friday na TV aberta, atingindo um índice de participação de 16%. Outras marcas de varejo online, como Mercado Livre e Amazon, também estiveram fortemente representadas nos últimos dois anos em termos de inserções publicitárias relacionadas à data.

Em 2021, a Amazon foi responsável por 12% das inserções, elevando essa cifra para 14% em 2022. Por sua vez, o Mercado Livre aumentou sua participação de 7% em 2021 para 8% em 2022.

Em termos de "Uplifts" - aumento nas buscas por uma marca no Google - o Mercado Livre se destacou em 2022. No contexto de inserções publicitárias nas emissoras de TV Aberta de São Paulo, a companhia apresentou uma média de 261 buscas extras por inserção, seguida pela Shopee, com 195, e Amazon, com 140.

Leia também: Black Friday 2023 deve levar pelo menos 89% dos brasileiros às compras

Infracommerce - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Criatividade

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme