Já entramos no momento ‘de esquenta’ da Black Friday, um dos períodos mais promissores para o varejo brasileiro. E, ao contrário de 2022, quando as vendas ficaram bem abaixo do esperado em função da pandemia, crise econômica e turbulências políticas, a BF promete ser bastante lucrativa para os comerciantes este ano. Pelo menos é isso o que antecipa uma pesquisa do Google, que mostra que as buscas pelas tradicionais promoções já estão 57% mais intensas hoje do que nesta mesma época do ano passado, estimuladas principalmente pelo maior nível de confiança do brasileiro nos rumos da economia.
Esse é mais um motivo para apostar todas as fichas nas vendas de novembro - valendo-se do otimismo, é claro, mas sem descuidar de um planejamento bem estruturado. Isso porque o forte incremento nas vendas normalmente trazido pela Black Friday vem sempre acompanhado de grandes desafios para as empresas, entre eles a precificação acertada, uma comunicação ágil e assertiva, estoque bem dimensionado e, ao final, uma logística eficiente.
Para evitar erros nessa engrenagem, um dos principais cuidados é evitar promocionar produtos que já estavam em sale sem a oferta de novos descontos. É muito importante realmente colocar em suas lojas ofertas inéditas e atrativas para o público. O consumidor, óbvio, está ávido por descontos – especialmente na Black Friday -, mas desconfia do oportunismo. Cada vez mais atento, ele certamente vai perceber qualquer manobra nesse sentido e ‘escapar’ dela procurando o item desejado na concorrência. E, o que é pior, disparando aos quatro ventos que as ofertas da sua loja são mentirosas!
Antecipar as campanhas também faz parte de uma estratégia bem pensada e executada. Uma boa dica é soltar teasers e gatilhos de interesse para gerar expectativa nos clientes, além de usar ferramentas de personalização, direcionando as ofertas de acordo com o perfil dos consumidores. Nessa fase, o erro grave é deixar para subir os anúncios quando as plataformas já estão congestionadas e não for mais possível testar as campanhas com a devida antecedência. Quando isso acontece, todo o planejamento de Marketing fica comprometido, transformando o que poderia ser uma ação lucrativa de Black Friday em uma experiência mal-sucedida e que vai amargar prejuízos.
O planejamento como um todo é fundamental para fidelizar o cliente, estimulando-o a comprar não apenas na Black Friday, mas o ano todo. E dentre os itens principais de fidelização está o pós-venda. De nada adianta acertar no estoque, precificar de forma correta e investir no marketing se a logística de entrega não corresponder de forma adequada. Se o produto vem errado, demora para chegar ou não chega, as chances de que o cliente não volte – e ainda reclame do seu negócio, afastando novos clientes – são enormes.
Não focar em conquistar aquele cliente que conheceu a sua loja durante a Black Friday é o maior erro que um varejista pode cometer. Se nessa época de aumento do consumo você se mostra capaz de oferecer uma experiência diferenciada da concorrência, certamente ganhará a confiança do consumidor, tornando-o mais do que um cliente fiel, mas um parceiro sem igual para o Marketing do seu negócio.
*Bruno Cunha Lima é engenheiro e sócio-fundador e COO da Kipiai, empresa voltada para trazer inteligência ao Marketing Digital
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