Com a Black Friday se aproximando, o varejo brasileiro começa a se preparar para ampliar as opções de ofertas e promoções, algo que já está sendo buscado pelos consumidores. Entre os meses de agosto e setembro, foram identificadas 18 mil conversas sobre a data, contra 11 mil registradas no mesmo período do ano passado, de acordo com o Relatório Parcial Black Friday 2023, da STILINGUE by Blip. O monitoramento avaliou menções nos canais Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Portais, Blogs, Fóruns, Reclame Aqui e Tumblr
Em 2023, segundo o levantamento, o consumidor tem demonstrado um interesse maior na compra de eletrodomésticos (34,17%) e eletrônicos (13,25%). Comentários sobre muitas das demais categorias também são influenciados pelos próprios anunciantes comunicando promoções e descontos.
Entre os eletrodomésticos, no período analisado, o grill - ou sanduicheira - foi o produto que mais apareceu entre as narrativas, com marcas já envolvidas nas conversas dos usuários com o compartilhamento de dicas de promoções e também opiniões sobre quais produtos são bons ou não.
Já os eletrônicos são os que geram mais expectativa entre os consumidores para a Black Friday, reforçando a tradição de muitas pessoas de esperar pela data para comprar um novo celular. Outro destaque entre as categorias, itens de decoração já trazem alguns pontos de atenção nesse esquenta para a Black Friday 2023, com móveis e organização sendo os setores que aparecem liderando as menções.
E-commerce sai na frente
Entre os modelos mais tradicionais de compra e venda, os meios online são os mais procurados, segundo o relatório. Apesar da volumetria de mensagens ainda ser baixa por faltar mais de um mês para a data - com muito teor de preparação ainda - o ranking entre e-commerce, loja física e app se apresentou com as seguintes colocações na preferência dos consumidores: e-commerce com 66,24%, loja física com 35,06% e aplicativo com 3,72%.
“A depender do perfil do anunciante, notamos em 2022 que abordagens bem varejistas e vendedoras podem funcionar para certos tipos de públicos, mas para outros a linguagem mais premium se adequa melhor - e muitas vezes, isso vai de encontro ao ticket médio do produto/serviço que está sendo oferecido. É importante as marcas estarem atentas a escolha da melhor linguagem e não deixarem de interagir com o consumidor, afinal, as plataformas conversacionais são hoje o principal canal para vendas, engajamento e atendimento ao cliente”, destaca o Gerente de Insights da Blip, Menedjan Morgado.
A hashtag #BlackFriday e outras similares já aparecem em publicações de ofertas, o que indica como essa nomenclatura já deixou de ser usada apenas para a data marcada pela última sexta-feira de novembro. Além dos descontos em si, outro fator relevante para os consumidores está no frete: 77% das narrativas abordavam o frete grátis, sendo que 74% dessa parcela eram mensagens positivas.
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