MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Black Friday: eletrodomésticos têm sido itens mais buscados, com procura de 34%

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

31 de out. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Com a Black Friday se aproximando, o varejo brasileiro começa a se preparar para ampliar as opções de ofertas e promoções, algo que já está sendo buscado pelos consumidores. Entre os meses de agosto e setembro, foram identificadas 18 mil conversas sobre a data, contra 11 mil registradas no mesmo período do ano passado, de acordo com o Relatório Parcial Black Friday 2023, da STILINGUE by Blip. O monitoramento avaliou menções nos canais Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Portais, Blogs, Fóruns, Reclame Aqui e Tumblr

Em 2023, segundo o levantamento, o consumidor tem demonstrado um interesse maior na compra de eletrodomésticos (34,17%) e eletrônicos (13,25%). Comentários sobre muitas das demais categorias também são influenciados pelos próprios anunciantes comunicando promoções e descontos.

Entre os eletrodomésticos, no período analisado, o grill - ou sanduicheira - foi o produto que mais apareceu entre as narrativas, com marcas já envolvidas nas conversas dos usuários com o compartilhamento de dicas de promoções e também opiniões sobre quais produtos são bons ou não.

Já os eletrônicos são os que geram mais expectativa entre os consumidores para a Black Friday, reforçando a tradição de muitas pessoas de esperar pela data para comprar um novo celular. Outro destaque entre as categorias, itens de decoração já trazem alguns pontos de atenção nesse esquenta para a Black Friday 2023, com móveis e organização sendo os setores que aparecem liderando as menções.

E-commerce sai na frente 

Entre os modelos mais tradicionais de compra e venda, os meios online são os mais procurados, segundo o relatório. Apesar da volumetria de mensagens ainda ser baixa por faltar mais de um mês para a data - com muito teor de preparação ainda - o ranking entre e-commerce, loja física e app se apresentou com as seguintes colocações na preferência dos consumidores: e-commerce com 66,24%, loja física com 35,06% e aplicativo com 3,72%.

“A depender do perfil do anunciante, notamos em 2022 que abordagens bem varejistas e vendedoras podem funcionar para certos tipos de públicos, mas para outros a linguagem mais premium se adequa melhor - e muitas vezes, isso vai de encontro ao ticket médio do produto/serviço que está sendo oferecido. É importante as marcas estarem atentas a escolha da melhor linguagem e não deixarem de interagir com o consumidor, afinal, as plataformas conversacionais são hoje o principal canal para vendas, engajamento e atendimento ao cliente”, destaca o Gerente de Insights da Blip, Menedjan Morgado.

A hashtag #BlackFriday e outras similares já aparecem em publicações de ofertas, o que indica como essa nomenclatura já deixou de ser usada apenas para a data marcada pela última sexta-feira de novembro. Além dos descontos em si, outro fator relevante para os consumidores está no frete: 77% das narrativas abordavam o frete grátis, sendo que 74% dessa parcela eram mensagens positivas.

Leia também: Black Friday 2023 deve levar pelo menos 89% dos brasileiros às compras

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme