MADE POSSIBLE BY

Powered by

Baixa presença de CEOs no LinkedIn pode prejudicar organizações

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

21 de ago. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Em um cenário em que três em cada quatro consumidores afirmam que a atuação dos CEOs nas redes sociais é um diferencial para a credibilidade de uma marca, o índice de presença dos C-Levels brasileiros no LinkedIn acende um sinal de alerta.

45% dos CEOs estão longe do LinkedIn, sem perfis ou nenhuma postagem, conforme aponta uma pesquisa divulgada pela FGV. Somente 5% dos CEOs analisados são altamente ativos na plataforma, com mais de 75 posts anuais.

O restante da amostra avaliada durante a pesquisa é composta de executivos com atuação esporádica, aparecendo na rede de forma pontual Cabe ressaltar que o LinkedIn é a rede social com a maior presença de executivos C-suite com perfis profissionais.

Para Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP, a pesquisa apresenta um cenário preocupante, pois a presença ativa e estratégica nas mídias digitais do principal executivo das empresas pode trazer benefícios concretos tanto para a marca quanto para o líder.

A especialista ressalta que a reputação do CEO é responsável por metade do valor de mercado das empresas, e portanto, a imagem do executivo principal se confunde à da organização. Neste panorama, a presença em uma rede como o LinkedIn ajuda na reputação e pode trazer ganhos financeiros.

CEOs mais engajados

A lista do top 10 dos executivos brasileiros no LinkedIn revela que não há predominância de setores. O tamanho da empresa tampouco é o fator determinante: nenhum CEO das 10 maiores companhias aparece na lista dos 10 CEOs com presença mais relevante.

O primeiro lugar fica com Gilberto Tomazoni, da JBS, seguido de Marco Stefanini Stefanini da IT Solutions e Gustavo Werneck da Cunha, da Gerdau. Nestes casos, a tendência é que estas organizações sejam percebidas 23% mais positivamente do que aquelas com CEOs inativos.

Leia também: Além das conexões: o papel do LinkedIn como catalisador de reputação e prestígio para marcas

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar