Em um cenário em que três em cada quatro consumidores afirmam que a atuação dos CEOs nas redes sociais é um diferencial para a credibilidade de uma marca, o índice de presença dos C-Levels brasileiros no LinkedIn acende um sinal de alerta.
45% dos CEOs estão longe do LinkedIn, sem perfis ou nenhuma postagem, conforme aponta uma pesquisa divulgada pela FGV. Somente 5% dos CEOs analisados são altamente ativos na plataforma, com mais de 75 posts anuais.
O restante da amostra avaliada durante a pesquisa é composta de executivos com atuação esporádica, aparecendo na rede de forma pontual Cabe ressaltar que o LinkedIn é a rede social com a maior presença de executivos C-suite com perfis profissionais.
Para Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP, a pesquisa apresenta um cenário preocupante, pois a presença ativa e estratégica nas mídias digitais do principal executivo das empresas pode trazer benefícios concretos tanto para a marca quanto para o líder.
A especialista ressalta que a reputação do CEO é responsável por metade do valor de mercado das empresas, e portanto, a imagem do executivo principal se confunde à da organização. Neste panorama, a presença em uma rede como o LinkedIn ajuda na reputação e pode trazer ganhos financeiros.
CEOs mais engajados
A lista do top 10 dos executivos brasileiros no LinkedIn revela que não há predominância de setores. O tamanho da empresa tampouco é o fator determinante: nenhum CEO das 10 maiores companhias aparece na lista dos 10 CEOs com presença mais relevante.
O primeiro lugar fica com Gilberto Tomazoni, da JBS, seguido de Marco Stefanini Stefanini da IT Solutions e Gustavo Werneck da Cunha, da Gerdau. Nestes casos, a tendência é que estas organizações sejam percebidas 23% mais positivamente do que aquelas com CEOs inativos.
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