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Atenção para as 10 Pendências de 2025

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

21 de jan. de 2025

CATEGORIA

Editorial

Entra ano e sai ano, você percebe dezenas de tendências de mercado, não é mesmo? Só neste início de 2025, já noticiamos mais de 30 aqui no Mundo do Marketing. Muitas delas acabam sendo repetições de anos anteriores, afinal, uma tendência não passa rápido como uma moda e a perspectiva é de que ela perdure por anos até se transformar em um paradigma. 

Quer um exemplo claro e simples que já está no nosso dia a dia? As redes sociais e os influenciadores digitais. Por anos, os profissionais mais antenados chamaram a atenção de sua relevância para as marcas e o cenário de hoje está bem claro. Mas o assunto aqui não é sobre tendência e, sim, sobre pendência. 

Sim: é aquilo que está pendente nas empresas. O que elas ainda precisam fazer ou melhorar. E, pasme: alguns são básicos e muitas companhias ainda não conseguiram implementá-las ou aprofundá-las. A lista poderia ser enorme, mas vou até juntar algumas em uma mesmo sabendo que cada uma delas renderia um livro. 

Convenhamos: antes de se preocupar, ou, além de se preocupar com as tendências, você deve estar com os olhos bem abertos para as pendências. O propósito aqui é chamar a sua atenção para o que ainda precisa de lupa no seu dia a dia, no curto, médio e longo prazo. Sem resolver essas pendências que se tornaram básicas, o risco da sua marca, produto ou serviço sofrer sérios problemas é muito grande. É uma questão de sobrevivência. 

1. Entender os Consumidores e CX

Sim: é o básico. Conhecer de fato as dores e os desejos do seu cliente ou prospect é fundamental. A sua empresa tem uma jornada de compra mapeada? A experiência do cliente deixa ele realmente satisfeito, do começo ao fim? O que você vende, é entregue mesmo? Ou será que você tem dificuldades para captar e reter clientes? A sua empresa é centrada no cliente? A raiz do problema está aqui.

Data Driven

2. Data Driven e CRM

A sua empresa e o Marketing são orientados por dados? Existem KPIs claros? Antes disso, você consegue mensurar tudo? Os dados estão organizados? Consegue extrair insights deles? Existe um real relacionamento com o cliente não apenas para compra, mas para LTV e personalização?

3. Omnichannel

Você tem uma visão única do cliente e ele de você? Existe uma integração de canais? Há coerência de ofertas e de comunicação? Posso comprar no site e retirar na loja? Posso comprar na loja e receber em casa?

4. Digital, Influência e Live shopping

Mais da metade da verba investida em mídia hoje está no digital. Você consegue obter o melhor CAC? Trabalha só performance ou awareness também? Como está o seu funil de leads? (Repare que estou falando em funil ainda…) Faz conteúdo? Tem uma estratégia clara e definida com influenciadores? Por dia, são mais de mil live shoppings abertas só na Shopee. Você já vende assim?

5. Inteligência Artificial

Em qual fase da inteligência artificial a sua empresa está? Zero? Ou já está otimizando processos e ganhando escala? Já consegue personalizar ofertas, com insights e ajustes em tempo real? Em produto, comunicação e preço? Coloque um ponto de atenção aqui. O jogo está mudando muito rápido. 

6. Marketplaces

Já sabemos que o e-commerce é cada vez mais relevante na jornada de compra das pessoas. E a sua empresa, já tem um loja para chamar de sua nos marketplaces? Este tem sido um canal com grande crescimento e onde é possível vender até para quem não comprava de você. 

7. Automação de Marketing

Estamos no jogo da eficiência. Existem dezenas de plataformas de automação de Marketing com milhares de empresas entre seus clientes. As perguntas são: você é um desses clientes? Está fazendo mesmo automação? Aliás, automações? Uma, duas, ou centenas? Esse é o caminho. 

Retail Media

8. Retail Media

Seja no digital, ou no varejo físico, quem não está anunciando no momento em que as pessoas estão comprando, está perdendo vendas. Por isso, o retail media que se apresentou nos últimos anos como tendência, já é uma pendência. Isso, para falar só da parte de vendas, sem contar toda a inteligência de dados, ligado ao CRM, IA, Omnichannel…

9. Experiência no ponto de venda

Há muito tempo, ir à uma loja deixou de ser apenas um ato de compra, mas sim de experiência. Se o seu ponto de venda não for um local de novidades, exclusividade, encantamento, conexão e personalização, esteja preparado para ver o faturamento cair ano após ano. 

10. Branding

Criar uma marca forte requer consistência, falar a língua do consumidor e contar história ao invés de comunicar fazendo promoção toda hora. Chamar atenção hoje em dia é um desafio, mas talvez seja porque você faz uma propaganda dizendo que vende o melhor refrigerador do mundo, e não a geladeira que é uma Brastemp.

Leia também: Mais de 300 rebrandings em 2024: o que está por trás desse fenômeno?

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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