A Apple tem o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2030. Os esforços da companhia em prol do planeta incluem restauração de florestas para que possam capturar mais CO2, substituição do couro por versões sintéticas e diminuição no consumo de água. Para comunicar essas e outras ações, a empresa divulgou um vídeo curto, que traz uma narrativa sobre cada atitude que a empresa vem tomando.
Nele, a mãe natureza aparece como o CEO da empresa a quem todos devem reportar cada melhoria feita e que impacta diretamente a Terra. Algumas coisas ainda estão por melhorar, mas a Apple fez questão de frisar, em meio aos questionamentos, tudo o que já é executado, como a diminuição plástico nas embalagens e produtos, redução no consumo de água em toda empresa, redução de emissões de materiais, eletricidade e transporte na produção dos relógios, em parte fazendo com que mais fornecedores mudassem para energia limpa.
A forma de comunicar os dados de ESG, que costumam aparecer em relatórios entediantes e cheios de páginas, mostrou que é possível prender a atenção dos consumidores para um assunto importante, mas que geralmente não costuma engajar. Assista ao vídeo:
Produtos com zero emissão de carbonoDurante o vídeo sobre sustentabilidade, a Apple mostrou que “combinações selecionadas de caixa e pulseira do Apple Watch Series 9 , Apple Watch Ultra 2 e Apple Watch SE” serão neutras em carbono. Para saber se um produto é neutro em carbono, procure um novo logotipo na embalagem. O anúncio desse produto foi apenas um detalhe em meio a toda comunicação das ações.
A Apple também afirma que combinará o uso esperado de eletricidade dos clientes para carregar modelos Apple Watch neutros em carbono com investimentos em projetos de energia renovável. A empresa também está substituindo o couro por “uma microsarja luxuosa e durável” que chama de FineWoven. O material é feito com quase 70% de conteúdo reciclado pós-consumo, e a Apple afirma que tem emissões de carbono “significativamente mais baixas” do que o couro.
Essas ações são apenas uma parte do que a empresa pode fazer para mudar o cenário em que as empresas de eletroeletrônicos do mundo estão, como produção de lixo em larga escala, por exemplo. No próprio vídeo há críticas sobre discurso da empresa e como os colaboradores de fato enxergam isso - reduz o couro na produção, mas funcionários continuam a se vestir com o tecido ou dizem se preocupar com a natureza, mas não regam a planta do escritório.
A boa notícia é que as emissões brutas de carbono da Apple estão a diminuir, de acordo com o seu último relatório de progresso ambiental . Produziu o equivalente a 20,6 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono em 2022. Esse valor só tem de cair para zero líquido até ao final da década se a empresa quiser cumprir os seus objetivos climáticos. Como Octavia Spencer disse em seu papel como Mãe Natureza em uma peça teatral que a Apple apresentou durante o evento de hoje, “Não decepcione sua mãe”.
Leia também: ESG, gamificação e tecnologia são tendências para programas de fidelidade
COMPARTILHAR ESSE POST