MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Apenas 13% das marcas se consideram abertas ao risco criativo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

6 de mai. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A confiança criativa, definida como a crença no poder de ideias ousadas e originais para impulsionar resultados de negócios, está sendo abalada pela dificuldade em gerar insights relevantes e pela lentidão em reagir à cultura contemporânea. Este é o principal insight publicado no relatório “The State of Creativity 2025”, divulgado pela Lions.

Neste contexto, apenas 13% dos entrevistados na pesquisa veem suas empresas como amigáveis ao risco, enquanto 29% das marcas admitem ser altamente avessas ao risco de inovar. Por outro lado, dados da WARC e da Kantar mostram que marcas que assumem riscos criativos alcançam margens de lucro quatro vezes maiores. 

Segundo Patrick Jeffrey, vice-presidente da Lions Advisory, os principais obstáculos à criatividade impactam diretamente na capacidade de inovar com relevância. Resolver essas fragilidades, afirma, é essencial para destravar o verdadeiro potencial criativo das empresas e impulsionar resultados duradouros.


A escassez de bons insights é uma das principais barreiras. Mais da metade (51%) das marcas admite ter uma capacidade fraca para gerar insights criativos de alta qualidade, e apenas 13% avaliam essa competência como muito boa ou excelente. Os principais entraves são a falta de clareza sobre o que constitui um bom insight, a baixa prioridade dada ao tema e a ausência de tempo para análises mais profundas. 

A pesquisa também destaca que marcas com relações sólidas com suas agências apresentam maior capacidade de desenvolvimento de insights. Diversidade nas equipes e nos métodos, aliada ao uso de IA e dados sintéticos, são apontados como caminhos eficazes para aumentar a qualidade analítica e reduzir vieses.

Outro fator que compromete a confiança criativa é o atraso cultural. Mais de 57% das marcas enfrentam dificuldades para reagir com agilidade a acontecimentos culturais, e somente 12% se consideram excelentes nessa capacidade. Os principais fatores limitantes são processos internos muito longos, falta de recursos e desafios para alinhar os insights da marca às tendências culturais.

 

A recomendação é estruturar processos que favoreçam respostas criativas e rápidas, com marcas se posicionando não apenas como seguidoras da cultura, mas como agentes que a moldam.

O estudo mostra ainda que cresceu o número de marcas focadas em ações de curto prazo, passando de 53% em 2023 para 63% em 2025. Os especialistas alertam que a verdadeira agilidade cultural depende de um trabalho consistente de construção de marca, que permita agir com espontaneidade quando surgem oportunidades relevantes.

Para Jeffrey, o caminho para recuperar a confiança criativa passa pela capacitação contínua das equipes. À medida que os profissionais se desenvolvem e ganham segurança, aumenta também a disposição das empresas para apostar em ideias ousadas e impactantes. O relatório completo, que reúne análises quantitativas, entrevistas e comentários de especialistas globais, já está disponível para consulta.

Leia também: A criatividade é o que previne as falhas organizacionais e destrava o crescimento dos negócios

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme