MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Alvo de reclamações, Black Friday levará 64,3% dos brasileiros às compras

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

21 de nov. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Iniciada a semana da Black Friday, a YouGov divulgou estimativas que contribuem para a construção de um panorama preditivo sobre a data. Números obtidos pela empresa por meio de pesquisa on-line indicam que a próxima sexta-feira (24) irá, como esperado, movimentar o comércio nacional: neste ano 64,3% dos brasileiros adultos planejam participar da ocasião.

A grande movimentação de consumidores pode ser explicada pela boa reputação da Black Friday entre os brasileiros, sobretudo em termos de confiança. Neste recorte, o levantamento revela que apenas um quinto dos entrevistados acreditam que o evento não oferece descontos reais aos consumidores. Por outro lado, 37,4% consideram a ocasião como a melhor época de pechinchas do ano.

Embora a prevista adesão seja positiva, os respondentes não deixaram de expressar reclamações e insatisfações colecionadas ao longo de participações em edições anteriores da Black Friday. Dados do estudo apontam que 26,2% dos consumidores visitaram lojas físicas lotadas e desconfortáveis durante a data - problema eleito o mais incômodo pelos entrevistados.

Para outros 25%, a raiz da insatisfação nasce na tentativa de comprar um produto anunciado mas indisponível em estoque, seja parcialmente - falta da versão do produto com as características buscadas pelo consumidor - ou integralmente. 20% dos respondentes apontaram o fato de que as lojas (tanto on-line quanto físicas) estavam tão lotadas que não conseguiram concluir a compra, enquanto 13,4% reclamaram de ter encontrado "condições ocultas" nos descontos que queriam usar para comprar.

O que dizem os números?

Analisando os dados da pesquisa, David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, avalia que os brasileiros que mais relatam ter enfrentado problemas durante a Black Friday são aqueles que acreditam que há descontos genuínos nessa campanha, embora não sejam os melhores do ano.

Um percentual de 9,1% desses consumidores afirmam já ter tido problemas para pagar (foram cobrados em dobro ou o preço não correspondia ao anunciado), em comparação com os 6,6% que compõem a média. 28,7% desses consumidores também enfrentaram a indisponibilidade do produto, um incômodo estatisticamente mais frequente do que o do comprador médio (24,6%).

Segundo o diretor-geral, jovens de 18 a 24 anos têm maior probabilidade de dizer que foram cobrados mais de uma vez ou encontraram o valor errado ao participar do evento. Por outro lado, os adultos com idade entre 45 e 54 anos são estatisticamente mais propensos a reclamar de lojas físicas lotadas ou de condições ocultas em descontos e promoções.

Já os consumidores com mais de 55 anos parecem ter tido as melhores experiências com a campanha: aproximadamente metade desta amostra relata não ter tido problemas com nenhuma das questões analisadas pelas pesquisas. Curiosamente, a pesquisa destaca que esta faixa etária representa o grupo mais cético em relação à autenticidade da Black Friday.

Leia também: Boas histórias podem mudar a decisão de compra na Black Friday

Infracommerce - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme