Muitas empresas já iniciam os preparativos para a Black Friday neste mês, ou até mesmo antes, a fim de garantir que todo o planejamento esteja pronto para ser executado e funcione perfeitamente no momento decisivo. Parte do processo é definir quais as melhores estratégias — e não é surpresa nenhuma, e nem mesmo novidade, que o marketing de influência esteja ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos anos para esta data.
Os efeitos dos influenciadores no mercado são bastante tangíveis. Segundo a Statista, a movimentação global desta área em 2023 foi de US$ 21,1 bilhões, e a expectativa deste ano é alcançar a marca de US$ 24 bilhões. Os resultados para as empresas são outro destaque: para cada US$ 1 investido em marketing de influência, as marcas estão vendo um retorno médio de US$ 5,20, de acordo com o Influencer Marketing Hub.
Todo esse impacto se torna particularmente poderoso na Black Friday. Não só se trata de uma das maiores datas comerciais do mundo, mas é também um período no qual as pessoas ativamente buscam pelas melhores oportunidades. Não é o mesmo que o Dia das Mães ou o Natal, por exemplo, no qual o envolvimento emocional tem prioridade; o consumidor na BF se prepara, o que frequentemente envolve pesquisar opiniões de pessoas nas quais eles confiam. Essa relação de confiança com o público é o grande trunfo dos influenciadores. É algo que pode, inclusive, continuar sendo utilizado posteriormente, já que esse período e estratégia tem potencial para iniciar uma relação com novos e qualificados leads.
Depois de entender as possibilidades que o marketing de influência traz, a pergunta que fica é: como? Qual caminho seguir? Realmente há diversas alternativas, mas algumas tendências e práticas aumentam as chances de sucesso.
Para começar, vale a pena olhar para os micros e nano influenciadores. Eles têm menos seguidores, mas o engajamento é maior, e são vistos como mais autênticos. Como o investimento também é proporcionalmente menor, muitas vezes o benefício vai até além do esperado.
Outro ponto é focar em conteúdo de vídeo. Plataformas como YouTube, TikTok e Instagram (com os stories e os reels) estão dominando a internet. O consumo de vídeo cresceu muito nos últimos anos e as marcas que usam influenciadores nesse contexto estão vendo resultados melhores.
De qualquer modo, independentemente da estratégia utilizada, é necessário ter um planejamento personalizado para encontrar influenciadores que combinem com os valores da sua marca e o perfil do seu público. Isso é possível por meio de dados de comportamento e ações que maximizam o engajamento e conversão na Black Friday. Ao mesmo tempo, conteúdos criativos e de alta qualidade são fundamentais para complementar a estratégia. E não vamos esquecer do monitoramento e otimização em tempo real, para que as oportunidades de venda sejam aproveitadas ao máximo.
Ao organizar as campanhas com antecedência, você tem tempo para encontrar os influenciadores certos, negociar, produzir e lançar cada ação da melhor maneira. O sucesso, então, tem tudo para bater na sua porta no final de novembro.
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