Empresas brasileiras estão dando um bom exemplo quando o assunto é adoção de Inteligência Artificial. O país lidera o cenário tecnológico latino-americano, com 98% das empresas experimentando ferramentas de IA em canais de Marketing, aponta o estudo Growth Report, da Twilio Segment.
Números da pesquisa apontam que o nível de adoção de IA apresentado pelas empresas nacionais está acima da média global. No recorte mundial, 88% das empresas já estão usando alguma forma de IA em seus esforços de marketing, e mais da metade (54%) espera gastar ainda mais em campanhas alimentadas por Inteligência Artificial em 2024.
Até aqui, os chatbots são a forma mais comum pelas quais as empresas esperam usar a IA. Entre os entrevistados da pesquisa, 38% das empresas afirmam que usam ou usarão a ferramenta em seus esforços de marketing, e 90% dos executivos reportam que a IA poupa tempo ou custos aos seus negócios.
Além disso, as empresas querem explorar modelos de IA utilizando dados de clientes para personalizar o Marketing, com 34% dos líderes integrando ferramentas de IA preditiva. O treinamento de modelos de IA em dados em tempo real cria uma nova regra: à medida que os modelos analisam mais dados, ficam mais inteligentes ao compreender, perceber e ativar insights valiosos sobre os dados dos clientes que estão armazenados na Plataforma de Dados do Cliente (CDP).
Nesse sentido, a pesquisa destaca que 40% das empresas enfrentam dificuldades ocasionadas pela coleta de dados de baixa qualidade, destacando o papel fundamental dos dados relevantes e oportunos para libertar todo o poder da IA. A conclusão foi endossada por 71% dos entrevistados, que concordam que a IA poderia ser mais útil com acesso a dados de maior qualidade.
Logo, os CDPs têm um efeito positivo na garantia da qualidade dos dados. De acordo com a pesquisa, empresas que utilizam um CDP registraram uma taxa de crescimento de 32% no ano passado, em comparação com uma taxa de crescimento de 21% nas empresas que não utilizam um CDP.
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