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Adidas cancela campanha com Bella Hadid após acusações de antissemitismo

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

26 de jul. de 2024

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Notícias

Com direito a nota pública de retratação, a Adidas cancelou uma campanha co-estrelada pela modelo Bella Hadid. A ação publicitária apresentava uma versão renovada do SL72, tênis lançado pela marca durante as Olimpíadas de Munique, em 1972. Após a publicação da peça, a marca alemã foi acusada de propagar o antissemitismo através da campanha.

Para sustentar as imputações, os críticos utilizaram dois argumentos: o massacre de 11 atletas israelenses mortos em atentados executados por extremistas pró-Palestina nos Jogos de Munique e a ascendência palestina de Bella Hadid, que se posiciona abertamente pelo reconhecimento do território Palestino e contra Israel no atual conflito com o Hamas.

A ação provocou respostas de repúdio publicadas não apenas por internautas contrários à campanha e pela comunidade judaica, mas também do Governo Israelense. No X, antigo Twitter, a conta oficial do país publicou os dizeres “adivinhe quem é o rosto da campanha deles? Bella Hadid, uma modelo que tem um histórico de espalhar antissemitismo e pedir violência contra israelenses e judeus”.

X

Um dia após a manifestação israelense, a Adidas cancelou a campanha e removeu a peça estrelada por Bella. Em nota, a marca pediu “desculpas por qualquer aborrecimento ou angústia causados”, afirmando que acredita no esporte como uma força unificadora em todo o mundo e continuará a fazer esforços para defender a diversidade e igualdade.

Todas as peças relacionadas à releitura do SL72 foram removidas do ar, inclusive as estreladas por outras celebridades escolhidas para a campanha, como o rapper A$AP Nast e o futebolista francês Jules Koundé. Justificando a medida, a Adidas informou que estava revisando o restante de seu plano de comunicação. A crise, no entanto, ainda parece estar longe de uma resolução.

De acordo com informações veiculadas pelo portal especializado em celebridades TMZ, Bella contratou advogados para processar a Adidas por “falta de responsabilidade pública”. A modelo não publicou comentários sobre o cancelamento da campanha, mas deletou das redes sociais os materiais produzidos em parceria com a marca.

Apesar da polêmica, o SL72 não foi removido do catálogo de vendas da Adidas. No Brasil, o tênis está sendo comercializado a R$599,99.

Leia também: 80% das empresas brasileiras estão suscetíveis a crises nas redes sociais

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

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