MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Adidas cancela campanha com Bella Hadid após acusações de antissemitismo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

26 de jul. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Com direito a nota pública de retratação, a Adidas cancelou uma campanha co-estrelada pela modelo Bella Hadid. A ação publicitária apresentava uma versão renovada do SL72, tênis lançado pela marca durante as Olimpíadas de Munique, em 1972. Após a publicação da peça, a marca alemã foi acusada de propagar o antissemitismo através da campanha.

Para sustentar as imputações, os críticos utilizaram dois argumentos: o massacre de 11 atletas israelenses mortos em atentados executados por extremistas pró-Palestina nos Jogos de Munique e a ascendência palestina de Bella Hadid, que se posiciona abertamente pelo reconhecimento do território Palestino e contra Israel no atual conflito com o Hamas.

A ação provocou respostas de repúdio publicadas não apenas por internautas contrários à campanha e pela comunidade judaica, mas também do Governo Israelense. No X, antigo Twitter, a conta oficial do país publicou os dizeres “adivinhe quem é o rosto da campanha deles? Bella Hadid, uma modelo que tem um histórico de espalhar antissemitismo e pedir violência contra israelenses e judeus”.

X

Um dia após a manifestação israelense, a Adidas cancelou a campanha e removeu a peça estrelada por Bella. Em nota, a marca pediu “desculpas por qualquer aborrecimento ou angústia causados”, afirmando que acredita no esporte como uma força unificadora em todo o mundo e continuará a fazer esforços para defender a diversidade e igualdade.

Todas as peças relacionadas à releitura do SL72 foram removidas do ar, inclusive as estreladas por outras celebridades escolhidas para a campanha, como o rapper A$AP Nast e o futebolista francês Jules Koundé. Justificando a medida, a Adidas informou que estava revisando o restante de seu plano de comunicação. A crise, no entanto, ainda parece estar longe de uma resolução.

De acordo com informações veiculadas pelo portal especializado em celebridades TMZ, Bella contratou advogados para processar a Adidas por “falta de responsabilidade pública”. A modelo não publicou comentários sobre o cancelamento da campanha, mas deletou das redes sociais os materiais produzidos em parceria com a marca.

Apesar da polêmica, o SL72 não foi removido do catálogo de vendas da Adidas. No Brasil, o tênis está sendo comercializado a R$599,99.

Leia também: 80% das empresas brasileiras estão suscetíveis a crises nas redes sociais

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme