Em 2024, 49% dos consumidores afirmaram ter feito compras motivados por influenciadores, conforme apontam dados do Guia Global sobre Marketing de Influência, lançado no Brasil pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
O estudo confirma a consolidação do Marketing de influência como uma das principais estratégias de comunicação modernas e reforça que a promoção de boas práticas, transparência e responsabilidade no relacionamento entre marcas, influenciadores e consumidores deve ser um compromisso de todos os que participam do processo.
A partir da análise de casos internacionais e exemplos práticos de estratégias de influência, cinco princípios essenciais para a execução de campanhas com influenciadores foram identificados: transparência, autenticidade, responsabilidade, adequação ao público e conformidade legal.

A publicação traz depoimentos de lideranças do setor sobre os desafios e responsabilidades do Marketing de influência. Sergio Pompilio, presidente do Conar, destacou que a publicidade por influenciador é um fenômeno que indica muitas mudanças: as pessoas passaram a integrar a cadeia publicitária nos dois lados, não apenas como consumidores, mas como produtoras de conteúdo.
Ana Carolina Pescarmona, Presidente do Comitê Jurídico da ABA, afirmou que a responsabilização de todos os envolvidos – marcas, agências, plataformas e influenciadores – é o caminho para um Marketing de influência mais maduro. Quando um agente falha em sinalizar um conteúdo publicitário ou em cumprir normas legais, acrescentou, coloca em risco a confiança do público e a reputação das marcas.
Eliane Quintella, Diretora da ABA e representante da entidade no GT Digital do CONAR, ilustrou a relevância dos cuidados aplicáveis à disciplina citando o caso recente de um influenciador mirim promovendo um site de apostas. A ação resultou em medidas judiciais e advertências por parte do Conar, o que reforça a urgência de publicações que ajudem a letrar e conscientizar todos os participantes do ecossistema publicitário.
A CEO da ABA, Sandra Martinelli, reforçou que ao adotar boas práticas também no Marketing de influência, as marcas não apenas protegem sua reputação, mas também fortalecem sua conexão com os consumidores e contribuem para um mercado mais transparente e sustentável.
Nelcina Tropardi, Presidente da ABA, afirmou que o papel da Associação é apoiar as marcas em uma atuação mais consciente e responsável no ambiente digital, garantindo que suas relações com influenciadores estejam em conformidade com os padrões éticos e legais, sem abrir mão da autenticidade. O novo guia é mais um passo nesse compromisso.
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