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A reinvenção da Avon em perfumaria para atender à Geração Z

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

24 de out. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

A reinvenção da Avon em perfumaria para atender à Geração Z
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A reinvenção da Avon em perfumaria para atender à Geração Z

A Avon está se adaptando às necessidades e preferências da geração Z, que consome cada vez mais cosméticos, especialmente o que é compartilhado nas redes sociais. Como solução, a marca reformulou sua linha de perfumes, com foco na modernização das embalagens e na criação de produtos mais duráveis.

A estratégia, focada nas tendências de consumo da Geração Z, inclui o lançamento da fragrância LOV|U Connected, com notas florais e frutadas, desenvolvidas para capturar o estilo das brasileiras. Além disso, a marca renovou sua linha clássica Far Away, uma das mais conhecidas no portfólio da Avon. 

Um dos pilares da estratégia da Avon foi a identificação das tendências de consumo da geração Z. Esse público valoriza produtos de qualidade, embalagens modernas e sustentáveis, além de preferir fragrâncias marcantes e duradouras. A marca investiu em pesquisas de mercado e análise de comportamento para garantir que seus produtos atendam às expectativas desse novo perfil de consumidor.

Agora, a linha chega com um novo visual, refletindo a busca por inovação e sofisticação no mercado internacional de inovações. “O lançamento da nova linha de perfumaria foi bem recebido nas redes sociais, com elogios à embalagem e fragrância. Hoje, um dos maiores desafios é manter a tradição enquanto atraímos novos consumidores, ao mesmo tempo que buscamos inovação e qualidade”, contou Juliana Barros, diretora de Marketing da Avon Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Lançamento da nova linha de perfumaria

O setor de perfumaria no Brasil se destaca por ser o segundo maior do mundo, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O segmento movimenta cerca de R$ 16 bilhões anualmente, e 78% dos brasileiros utilizam algum tipo de criptomoeda, conforme aponta a associação.

Para acompanhar esse mercado aquecido, a Avon mantém um portfólio diversificado e robusto de perfumes, desenvolvido em parceria com renomados perfumistas de grandes Casas de Fragrâncias Internacionais. 

A estratégia de Marketing inclui a democratização das tendências de beleza e a busca por uma linguagem moderna e inclusiva. "Somos uma referência no setor, oferecendo produtos que acompanham as tendências globais e mantêm uma herança que combina tradição e inovação. Estamos trazendo uma nova era para a perfumaria Avon, com inovações modernas e ingredientes reconhecidos mundialmente, sempre com a democratização do acesso, que é um valor inegociável para a Avon", explicou Juliana.

Importância do Marketing de Influência

A interação entre a Avon e os influenciadores digitais é um ponto chave para o sucesso da estratégia de Marketing da marca. A colaboração com criadores de conteúdo permite que a Avon alcance um público mais amplo e diversificado, explorando diferentes canais e linguagens para se conectar com os consumidores de forma mais próxima e efetiva.

Isso porque a comunicação da Avon com a geração Z é feita principalmente nas redes sociais, com influenciadores e campanhas focadas nesse público. A marca entende que o canal digital desempenha um papel crucial no consumo de produtos de beleza, especialmente entre a Geração Z. Uma pesquisa recente da Adobe, intitulada "Using TikTok as a Search Engine", mostrou que 64% dos jovens utilizam o TikTok como ferramenta de busca . Entre os principais temas procurados estão dicas de moda (30%), beleza (29%) e recomendações de produtos (25%).

Juliana Barros afirmou que a estratégia digital é cuidadosamente planejada para manter a Avon relevante e evitar insatisfações. “Trabalhamos com cerca de quinze influenciadores em campanhas, buscando resultados surpreendentes. Nossa escolha passa por decidir nomes com credibilidade e conexão genuína com a marca. É isso que faz uma ação ter sucesso”, afirmou.

A executiva apontou ainda o TikTok como um exemplo claro de uma plataforma com grande poder de viralização e alcance, que ajuda a fortalecer ainda mais a conexão da Avon com o público jovem. “Além do TikTok, estamos atentos a todos os espaços frequentados por essa geração para criar uma relação mais próxima e adequada às suas expectativas, seja na perfumaria ou em outros segmentos de beleza", pontuou.

Perenidade da marca

A Diretora de Marketing reforçou também sobre a importância da perenidade das marcas em um mercado influenciado por creators. “Toda marca passa pelo momento de transformação. A Avon mantém a qualidade e a identidade que a tornaram reconhecida, ao mesmo tempo em que se adapta às novas demandas e preferências dos consumidores mais jovens. A estratégia de modernização da perfumaria é parte desse esforço de equilíbrio entre passado e futuro, sem perder nossa identidade”, afirmou.

A modernização da perfumaria representa tanto desafios quanto oportunidades, principalmente quando se faz parte da liderança no setor. “Ser acessível e relevante é desafiador, mas fazemos um trabalho de conquistar a confiança e a fidelidade dos consumidores. Visamos atender às necessidades e expectativas de um público cada vez mais exigente e informado, como os jovens ", concluiu.

Continue lendo: Avon usa IA pela primeira vez em campanha de relançamento da linha Far Away

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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Priscilla Oliveira

Editora

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