MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

A pergunta que todos têm se feito (secretamente ou não): IA é confiável?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

7 de jun. de 2024

CATEGORIA

Artigos

Recebi do meu sócio um vídeo produzido com recursos de IA, e devidamente assim divulgado, do cantor country americano Johnny Cash, cantando Barbie Girl com aquela sua voz e com seu estilo inconfundíveis. Há quem possa argumentar que a música foi lançada em 1997 e que o cantor, morto em 2003, teria tido tempo de re-gravá-la, mas não, não é o caso. O importante aqui, para mim, é a reflexão sobre o que poderia ter acontecido, se ao invés de divulgar como sendo um vídeo produzido com auxílio de IA, tivessem alardeado que seria a última gravação do ídolo, encontrada numa caixa em seu sótão?

A pergunta aqui é como nós, seres humanos, vamos conseguir distinguir a verdade do fake, em um futuro próximo, quando não será mais tão óbvio quanto o vídeo do Johnny Cash. Quando uma notícia for plausível, como reconhecer se é fato mesmo ou não? Imagine que em pouco tempo, existirão vídeos nos quais a imagem da pessoa terá sido totalmente construída com IA. Ah, mas podemos ver então se está no canal real, oficial e certificado da pessoa: parece um caminho. Mas e se for sobre alguém já falecido, ou se for um dado histórico? E se for uma pequena mudança num vídeo ou áudio, mas que mude completamente o contexto da informação? Quem é que vai certificar tudo isso?

Bem, a própria IA tem sido lapidada também com o uso de GAN - Generative Adversarial Network (muito bem nos explicado neste artigo pelo Caio Camargo), que basicamente são duas redes, interagindo entre si, uma criando conteúdo e a outra avaliando o que foi criado. Será que teremos que criar uma terceira, certificando o que as outras duas produziram? Onde fica a linha fina deste limite?

Será que chegaremos em uma sociedade que não mais confiará em nada que for digital? E retornaremos a um mundo analógico, onde tudo se resolve no “olho no olho”? Ou será que vamos encontrar um meio “imburlável” para garantir a veracidade de cada informação digital?

Agora, mais do que apenas eu refletir sobre o que tenho visto sobre IA, quero saber de você leitor, o que você tem se questionado sobre IA, me conta aqui na rede social!

*Andrea Miranda é Cientista de Computação, com mais de 30 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade. Além disso, é cofundadora e CEO da STANDOUT, empresa de trade marketing digital e referência em inteligência no setor. Andrea é reconhecida como Winning Women'21 pela EY e também Top 3 no Empreendedorismo Feminino pela 100 Open Startups.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme