Segundo dados do painel Cenp-Meios 2023, o out-of-home (OOH) foi responsável por 10,8% do valor gasto em publicidade no Brasil em 2023. Ao todo, o segmento movimentou R$ 2,5 bilhões, gerando um crescimento de 17,5%.
E, para melhorar ainda mais este cenário, o eMarketer projeta que, nos Estados Unidos, a compra de mídia em OOH aumentará consideravelmente nos próximos anos, atingindo cerca de U$3,59 bilhões em 2027.
Diante disso, alguns podem se perguntar: por que uma mídia tão "antiga" quanto a OOH está chamando a atenção e fazendo os olhos dos anunciantes brilharem? A resposta é simples: inovação.
Nos últimos anos o out-of-home tem se reinventado, incorporando o uso de dados, segmentação qualificada, interação com diferentes plataformas e novas soluções que unem a mídia programática aos inventários das empresas do setor.
Se antes era necessário escolher a dedo a compra de espaço, hoje isso é facilitado pela automatização de anúncios em tempo real. Essa transformação é conhecida como Programmatic digital out-of-home (Pdooh), onde a mídia exterior se adequou às novas tecnologias.
Em outras palavras, o processo se tornou mais simples. Os anúncios agora são vendidos por meio de plataformas ou softwares, que mostram as peças em questão de minutos em qualquer tela disponível no país. Além disso, essas exibições podem considerar variáveis específicas que o anunciante possa desejar, como clima, perfil do público, hora do dia, eventos externos, etc.
O DOOH programático tem a grande vantagem de ser imune aos bloqueadores de anúncios. Após a veiculação de uma peça, a marca ainda consegue monitorar com mais controle as campanhas e acessar informações detalhadas, como o impacto por ponto, endereço e roteiro, e combinar com outros meios digitais em mobile, trazendo mais possibilidades para as campanhas.
Esses ganhos de eficiência e escala da mídia programática têm atraído anunciantes e veículos, fazendo o mercado de DOOH crescer numa média de 40% ao ano desde 2021. Tal ritmo deve ser mantido em 2024, de acordo com o Business Research Insights.
Se ainda há dúvida sobre a automatização, a eMarketer prova que ela é o presente e o futuro ao estimar que os investimentos em mídia devem atingir US$ 115,23 bilhões neste ano, com mais de 90% de todos os valores de anúncios de exibição digital sendo transacionados de forma programática.
Diante de tamanha inovação e crescimento, surge a pergunta: como você pretende aproveitar essa revolução no OOH para impulsionar sua marca e alcançar novos horizontes?
*Leila Guimarães é Managing Director da Adsmovil
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