Os reality shows seguem como uma paixão nacional e influenciam profundamente o comportamento do público, moldando tendências e criando tendências culturais, segundo uma pesquisa da Wake Creators. O Big Brother Brasil desponta como o programa favorito dos brasileiros, escolhido por 61% dos entrevistados. Na sequência aparecem MasterChef Brasil (10%) e Casamento às Cegas (8%). Outros formatos, como De Férias com o Ex (4%) e Corrida das Blogueiras (3%), mostram uma diversidade de opções que atraem diferentes perfis de audiência.
A pesquisa também destacou as marcas mais lembradas pelos brasileiros quando o assunto é reality show. Americanas e Mercado Livre lideraram com 11% das menções cada uma, seguidas por iFood (10%) e Pantene (6%). Outros, como McDonald's, Stone e o próprio Big Brother Brasil, aparecem com 5%, enquanto a Avon é lembrada por 4% das marcas entrevistadas.
Segundo Julia Affonseca , diretora de negócios e operações da Wake Creators, o sucesso das marcas está ligado à capacidade de criar experiências memoráveis. “Esses resultados destacam o poder da exposição em programas de grande audiência e reforçam a importância de ações criativas e marcantes para conquistar a memória do público”, avalia.
Entre as estratégias que tornam uma patrocinada uniformemente, as ações promocionais e sorteios relacionados ao programa liderado, sendo citados por 46% dos entrevistados. Provas dinâmicas e criativas (44%) e a reprodução da presença da marca (43%) também são eficazes. Momentos de descontração dos participantes (38%) e interação com o público nas redes sociais (37%) completaram o ranking.
Canais de consumo refletem a força do digital
Apesar da predominância da TV aberta, mencionada por 73% dos participantes como canal principal para assistir aos realitys, o streaming já se aproxima, com 72%. “Essa proximidade entre os dois formatos evidencia a força do digital como alternativa ao formato tradicional, ampliando o alcance do conteúdo”, comenta Affonseca.
Nas redes sociais, o Instagram lidera como plataforma favorita para acompanhar conteúdos relacionados a reality shows, com 93% de preferência. O TikTok vem em segundo lugar, sendo usado por 65% dos participantes. Outras plataformas, como X/Twitter (33%) e YouTube (27%), são relevantes, enquanto os portais de notícias atraem 25% do público interessado em informações mais desenvolvidas.
Em relação aos formatos mais populares, os vídeos curtos dominam, sendo preferência de 83% do público. Stories no Instagram aparecem em segundo lugar (60%), seguidos por postagens no feed e carrosséis (46%). Já os vídeos longos (23%) e os podcasts (10%) mostram menor apelo, refletindo a preferência por conteúdos dinâmicos e rápidos.
Ações dos patrocinadores do BBB25
Diversas marcas farão parte do Big Brother Brasil 2025. Na área de cosméticos, Downy, Pantene e Head&Shoulders estarão presentes na área do banheiro. Segundo Mariana Pagano, líder da área de estratégia e dados da Grey, agência responsável pelas ativações das três marcas, foi feito um estudo aprofundado para entender sobre o posicionamento e a linguagem de cada produto e do próprio BBB. “O nosso olhar para elas não é como anunciantes, mas sim como público e fãs que acompanham cada minuto do reality.”
Com o início da atração, a estrutura passa a funcionar com a equipe operando em real time. “Seguiremos focados na atuação em social, sempre aliada ao nosso conceito 'Famously & Effective', onde a análise de dados é o ponto inicial para geração de insights e trabalhos com criatividade refinada para atingir os objetivos das marcas com efetividade”, afirma Mariana Pagano.
Veja o que as outras marcas estão preparando:
Seara retorna ao BBB 2025 com ativações inovadoras
A Seara está de volta ao Big Brother Brasil pela sexta vez, consolidando-se como uma das marcas mais lembradas do reality. Reconhecida por seus engajamentos e presença marcante nas redes sociais, a marca planeja ativações criativas para fortalecer sua conexão com os consumidores. Tannia Bruno, Diretora de Marketing, destaca a oportunidade de aliar inovação, sabor e proximidade com o público. As ações prometem aquecer ainda mais as conversas sobre o programa.
Entrega em qualquer lugar com iFood
O iFood garantiu participação no Big Brother Brasil 25 com a aquisição da cota “Top 5 Decisões”, vendida por R$47 milhões. Com o acordo, a empresa será exposta nas provas do game, bem como em uma festa e em ativações pontuais. Esta é a quinta participação do iFood no reality – a segunda sob a condição de patrocinadora oficial. Na edição passada, a empresa participou na economia dos participantes durante o programa e promoveu iniciativas pautadas pela inovação. A empresa aproveitará o potencial expositivo com iniciativas que reforçarão a frente de negócios de delivery de refeições.
Cif aposta no BBB para ampliar engajamento e lançar novidades
A Cif retorna como patrocinadora oficial do BBB 25, reforçando o conceito "Parece milagre, mas é Cif". A marca, que se destacou nas edições anteriores por promoções e ações criativas, como a festa com shows de Joelma e Xande de Pilares, planeja lançar um novo produto e repetir o sucesso de vendas alcançado pela Cif Limpeza Milagrosa. Mariana Gonçalo, Diretora de Marketing da Unilever, ressalta a importância do programa na estratégia da marca, que busca consolidar seu portfólio como referência em soluções práticas e eficazes para limpeza.
Ademicon presença reforça no BBB 25 pelo quarto ano consecutivo
A Ademicon, maior administradora independente de consórcios do Brasil, confirma sua participação no Big Brother Brasil 25 com a cota Brother. Pelo quarto ano seguido, a empresa aposta no reality como parte de sua estratégia de engajamento e expansão nacional.Com ativações como a Prova do Anjo e a Prova do Líder, a Ademicon consolida sua imagem de inovação e proximidade com o público.
Mercado Livre investe no BBB 25 com foco em Moda e Supermercados
O Mercado Livre estreia no BBB 25 com a cota Big e os combos Turbinada do Líder e Mercado, ampliando sua presença no reality. O objetivo é consolidar as categorias de Moda e Supermercados como estratégicas no e-commerce. A campanha terá ações gamificadas, cupons e ativações externas, incluindo R$ 3,5 milhões em descontos nas primeiras 24 horas do programa, reforçando a conexão com o público.
Durante as primeiras 24 horas da estreia do BBB 25, a empresa vai distribuir R$3,5 milhões em cupons de desconto, que serão anunciados durante a exibição do programa e a madrugada, e também no dia seguinte nas redes sociais e canais de transmissão da marca.
A ação reforça o primeiro “Descontaço” do ano, data promocional proprietária do Mercado Livre que acontece em diferentes edições ao longo do ano sempre em períodos fora de sazonalidades.
Kwai
O Kwai estará no BBB25 com inserções em dinâmicas estratégicas como as provas e festas do líder. Em 2024 a hashtag #BBB24 ultrapassou a marca de 11 bilhões de visualizações dentro da plataforma, já a assinatura "Bom pra Kwai", criada especialmente para as ações relacionadas ao BBB do ano passado, registrou um alcance impressionante, com 3,6 milhões de posts com a hashtag #BomPraKwai, o que representa mais de 18 bilhões de visualizações.
"No Kwai, investimos em entretenimento e em realities shows com diversas ações estruturadas e um calendário de iniciativas bem robusto. E o BBB não poderia ficar de fora, uma vez que os resultados de 2024 foram compensadores. Dessa forma, o app continuará oferecendo conteúdos inovadores, diferenciados e de qualidade sobre o reality –agora, de fato, como um dos patrocinadores–, de olho em fidelizar ainda mais nossos usuários e também em ampliar o público que compõe a comunidade do aplicativo", comenta Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai no Brasil.
MRV
A empresa aposta em um dos maiores fenômenos de audiência e engajamento do país para inspirar mais pessoas a conquistarem a casa própria. Criada pela DM9, a campanha sobre este novo momento da marca reforça que, seja qual for este sonho, tem um apê MRV que atende as mais diversas necessidades e fases da vida.
“Queremos quebrar as barreiras que impedem muitos brasileiros de dar o primeiro passo na compra do imóvel, seja por falta de informação ou pelo medo de não conseguir pagar. Estar no BBB 25 é uma forma de desmistificar esse processo e trazer o sonho de morar em um lar próprio para o centro da conversa. A jornada da conquista do BBB 25 tem muita conexão com a jornada de um cliente da MRV que realiza o sonho da casa própria. Ele tem que acreditar que é possível, batalhar, manter a garra ao longo da jornada e só então, ele pode desfrutar de um ambiente acolhedor, seguro e com a cara dele. Vimos muitas possibilidades de trabalhar o sonho e a conquista do sonho”, explica Alexia Duffles, diretora de Marketing da MRV.
Para reforçar seu impacto e sua presença junto aos brasileiros, a MRV reposicionou estrategicamente seu investimento em marketing. "Queremos inspirar e ampliar o diálogo com milhões de brasileiros que já estão em busca de um imóvel, levando a marca MRV para o centro das conversas mais populares do país", afirma Alexia. O Big Brother Brasil é o maior reality multiplataforma, sendo líder absoluto em todas as praças. Durante todo o período da ação, a MRV terá muitas ativações em seus pontos de vendas para que o público que sonha com a aquisição da casa própria possa entrar em contato com a jornada de compra.
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